. . .

O silêncio do Jardim Botânico do Rio

E é ali que a paz impera e tudo o que se ouve é uma sinfonia orquestrada de pássaros e a água de alguma fonte ou cachoeira.

Não há lugar melhor para curtir o ócio, dar um reset no estresse do dia a dia e recarregar as energias. Caminhar pela Alameda das Palmeiras Imperiais é um excelente começo; lembre-se, aqui é passeio para passos muito lentos, então desacelere e deixe a natureza fazer o resto.

O grande jardim em meio ao bairro foi criado pelo Príncipe regente português, Dom João VI em 1808 com objetivo de abrigar uma fábrica de pólvoras e aclimatar especiarias do Oriente como baunilha, pimenta, canela, entre outras. De lá pra cá e 9 mil espécies vegetais depois os muitos caminhos existentes no Jardim Botânico do Rio levam a bustos, fontes e aleias organizadas por espécies e países de origem. Para os apressados há um mapa com os pontos de interesse na portaria principal, mas aqui é lugar para curtir o ócio, lembra? Então diga adeus aos roteiros e perca-se nas aleias desse incrível e muito bem cuidado Jardim.

Para não passar batido – O que não pode faltar no roteiro pelo Jardim 

Estufa com plantas insectívoras – Cactário – Casa dos Pilões – Orquidário e o Bromeliário – aulas de Tai chi chuan, ioga e botânica – Jardim Japonês – Chafariz das Musas e sua Sumaúma – Aleia das Mangueiras – Cascata do Jardim Botânico – Lago de Vitória Régia – Roseiral

Infraestrutura do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

No Jardim, localizado nas Ruínas da antiga fábrica de Pólvoras tem parquinho, café e banheiros. 

O La Bicyclette é um charmoso café localizado próximo ao Lago das Tartarugas, bem ao lado do Arboreto. Atende de Terça a Domingo das 8h30 às 18h e as segundas abre um pouco mais tarde, às 12h00. Já a lanchonete Café Botânica fica nas ruínas da antiga fábrica de pólvora junto ao parque infantil. O horário de atendimento é de terça a domingo das 8h30 às 18h00 e as segundas das 12h00 às 18h00. 

Jardim Botânico Rio​​

A Loja Amigos do Jardim está sob administração da Associação de Amigos do Jardim Botânico (AAJB) e vende souvenir, artigos infantis e livros.  

Fique por dentro das atrações do Jardim Botânico através do mapa interativo fornecido pelo site do Parque. 

O outro oásis no bairro é o Parque Lage 

O antigo engenho de açúcar do Brasil Colônia é o multipurpose do ócio, criatividade e do bem viver. E porquê? Porque aqui a atração vai da preguiça e do simples prazer de não fazer nada à vibrante subida ao corcovado, ambas com demasiada dose do que a natureza pode proporcionar de melhor.

Lugar para tomar uma xícara de café na Bistrô Plage em torno da famosa piscina. E também de ter o prazer da companhia do Morro do Corcovado e da Floresta da Tijuca e de admirar as pinturas de Salvador Paylos Sabaté e os ladrilhos italianos da Escola de Artes Visuais. Se tem criança, saiba que o lugar serve para elas também, há muito espaço para correr e parquinho. Fácil ver famílias arrumando suas toalhas no gramado e servindo seus quitutes, é o piquenique entrando em cena.

Outra atração, dessa vez para os amantes de um bom trekking é a trilha que leva ao Corcovado. Contudo, a subida de 2.240 metros leva 2h30 minutos para ser percorrida e 6 horas para que toda a atividade seja concluída (parada para fotos e ritmo do grupo conta!). O auxílio de um guia experiente é necessário, várias agências de ecoturismo no Rio fazem pacotes para grupos e privativos. Escolha a sua!

Jardim Botânico Rio​

Tips Off

  1. Considere ir de ônibus ou táxi, estacionamento em ambos é algo que não existe. Veja outras opções de estacionamento próximo às atrações.
  2. Nos finais de semana o Rio de Janeiro em peso aparece para desacelerar do ritmo urbano, principalmente no café de final de semana no Bistrô do Parque Lage. Chegue cedo!
  3. Se pensa em fazer o Trekking para o Corcovado não esqueça de comprar o ingresso para conhecer o Cristo Redentor. Verifique com a sua agência ou compre no local.