O carnaval de rua de Olinda é o mais democrático e popular do país; aqui cordões e abadás não tem vez
Uma massa única de foliões subindo e descendo as ladeiras ao som de frevos, maracatus e afroxés com sacadas apinhadas de pessoas felizes. Para onde você olhar verá fantasias e bonecos gigantes misturados a um mar de gente que não se importa com o sol quente daquelas bandas.
O tradicional Homem da Meia Noite marca o início do carnaval olindense a zero hora de sábado desde 1932 e os blocos Enquanto Isso na Sala de Justiça e o Bacalhau do Batata são figurinhas carimbadas no carnaval de Olinda.
Mas se pensa em visitar em outra época saiba que ela tem muito a oferecer.
A histórica Olinda
A terra do barroco, dos casarios coloniais e das ladeiras é tão viva fora do feriado nacional que demonstra sua personalidade inclusive no silêncio tão particular das ruelas e dos pátios das igrejas. O eco da voz dos repentistas do Alto da Sé é que dão o tom dessa cidade que é colada com a capital Recife. E é lá, no Alto da Sé, que se tem a melhor vista de Olinda.
Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1982, os casarões erguidos a partir do século 16 ou são museus ou são lojas lindíssimas com as famosas rendas renascenças e bordado filé. Tudo o que há de artesanato da terra, peças únicas, você encontra lá.
Descendo a ladeira Saldanha Marinho no final dela está a Rua do Amparo com ótimos ateliês de artistas locais e o Oficina do Sabor, um dos melhores restaurantes da cidade.
Se quer ter uma ampla vista da cidade visite o Elevador Panorâmico e Caixa D’água no Alto da Sé.
Entre as igrejas
A Catedral do Alto da Sé, Basílica de São Bento e Convento de São Francisco são belos exemplares da arte neobarroca.
Enquanto a Catedral possui a vista cartão postal da cidade (a partir da sua varanda externa) a Basílica guarda 28 kg de ouro em seu interior, o que faz dela a mais rica da cidade, com mobiliário de luxo e uma via sacra alemã em gesso e madeira.
Booking.comFora do carnaval, os famosos Bonecos de Olinda podem ser vistos no espaço na Embaixada dos Bonecos Gigantes na Rua Bom Jesus, 183 – Recife Antigo.
Fotos: Offtotravel
Compras em Olinda
O endereço para compras em Olinda é a Rua Bispo Coutinho, no Alto da Sé. Assim, artesanato típico como os bordados e rendas e mais uma infinidade de material trabalhado pelas mãos habilidosas dos artistas da terra, estão de lojas e na feira livre que funciona bem no meio da Sé. Também na Rua Bernardo Vieira de Melo uma galeria abriga arte em madeira, souvenir e mais artesanato local. Na Rua do Amparo os ateliês se misturam em meio a pousadas e restaurantes.
É a vez da Tapioca
O verdadeiro patrimônio da cidade não está entre muros e fachadas de concreto…
Está nas mãos habilidosas de uma vovó que há mais de 50 anos é mestre no ofício de tapioqueira. Sua habilidade em virar as panelas em meio a brasa em um fogão a lenha improvisado lhe renderam o título de melhor de Pernambuco. O que sai dali é puro sabor nordestino com uma dose generosa de simpatia. É ir lá pra ver. Saiba mais