Uma das praias mais legais do Estado. Ficaria admirado se os coqueiros e o mar, com arrecifes a perder de vista, fossem os últimos itens na classificação para uma praia bacana. Não me entenda mal, a praia é linda e o fim de tarde é especial. Mas o que torna a praia do Forte um lugar único é o projeto sustentável do alemão Klaus Peters, que na década de 70 se encantou pelas paragens baianas e fundou, em 1980, o primeiro ECO Resort do Brasil. De lá pra cá, a ideia cresceu e fez da Praia do Forte uma vila sustentável e ecologicamente correta. Na principal avenida do vilarejo, ACM, carro não entra. Perambular pelas ruazinhas de paralelepípedo, com suas lojas rústicas e restaurantes estilosos é uma forma de diminuir o ritmo da cidade grande e entrar na vibe da vila. As construções aqui não têm mais do que 10 metros de altura e sua rede elétrica é subterrânea. Para confirmar ainda mais esse espírito de preservação, três projetos importantes têm polos na Praia. O primeiro é o Projeto Tamar, pioneiro na preservação das tartarugas-marinhas, com um complexo bem estruturado, dinâmico e interativo. Passeio certo para quem tem crianças. O segundo Projeto é o da Baleia Jubarte, importante pela proteção e rastreamento dos animais que procuram o litoral brasileiro entre julho e outubro. Nesse período acontece o turismo de observação e quem leva são as operadoras de turismo local. E finalmente, a Reserva de Sapiranga, local de Mata Atlântica e preservação da fauna e flora, além dos manguezais, dunas e lagoas da região.
+ Vai viajar pela Bahia? Que tal dicas de Salvador?
Perto da Praia do Forte tem um castelo
A grande ruína de traços portugueses é um dos principais pontos turísticos da Praia do Forte. Construído em 1551, por Garcia D’Ávila, o almoxarife da coroa real, a Casa da Torre teve grande importância na defesa e história do país por mais de três séculos. No visual, o mar da Bahia se mostra generoso entre folhas de coqueiros e a Gameleira, a imensa árvore que abraça todo o coreto.
Pertinho da capital Salvador um simpático vilarejo com coqueiros a perder de vista e piscinas naturais tem sido um verdadeiro oásis para os turistas. Conheça também as ruínas do Castelo Dias D’ávila, um monumento repleto de história e belezas naturais.
Photos: Offtotravel / Bigstock
Jazz do Forte
O festival mais esperado do ano acontece em um cenário de beleza natural ímpar.
O requintado balneário recebe todos os anos o Phoenix Jazz Festival, trazendo inúmeros admiradores do estilo musical à pacata cidade. Com repertório de peso e nomes consagrados no cenário nacional e internacional, este é considerado um dos melhores festivais do gênero no país. As praças da Igrejinha e do Projeto Tamar são os escolhidos para abrigar a boa música, ambos em frente ao mar e às areias do Forte. Fique atento, o festival acontece no fim do ano, entre os meses de novembro e dezembro. Para maiores informações acesse: matadesaojoao.ba.gov.br/
Veja mais no Off to Travel: