. . .

Urca: A Urca é o bairro do aconchego. Um bairro com ares interioranos dentro de uma megacidade. Os olás a cada meio metro denunciam; aqui todo mundo parece se conhecer


Morada de Lenine e Roberto Carlos, o privilegiado bairro tem vistas para a Baia de Guanabara e os morros Cara de Cão e Pão de Açúcar.  Lugar de passeios em família, escaladas e claro, da cervejinha de fim de tarde na mureta mais famosa da zona sul, em frente ao Bar da Urca. Tradicionalíssimo, o bar virou um marco e capricha nos bolinhos de aipim e carne seca. E a informalidade toma conta por aqui também. Sem mesas ou cadeiras do lado de fora a regra é encontrar um espaço na mureta do outro lado da rua e brindar a vida – Um Viva, você está no Rio!  Agora, a grana tá curta mas quer curtir o visual mesmo assim?  Vá de “pobreta” a mureta em frente ao Bar da Urca Grill que é o novo hit do verão numa versão bem mais camarada. Economia, cerveja gelada e visual incrível tudo no mesmo pacote. 

urca
A mureta mais famosa do bairro da Urca é Patrimônio dos cariocas.

Além do chopp e mureta tem… 

O Pão de Açúcar, passeio obrigatório pelo menos uma vez na vida no roteiro de qualquer viajante. A vista incrível (olha ela aí de novo) é deslumbramento vivido em 360°. Se não houvesse a interferência humana o Pão de Açúcar já seria uma atração e tanto. 

De lá você verá as praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Flamengo, Leblon; Pedra da Gávea, o maciço da Tijuca e o Corcovado, com a imagem do Cristo Redentor; Baía da Guanabara, com a enseada de Botafogo; centro da cidade; Aeroporto Santos Dumont; Ilha do Governador; Niterói; Ponte Rio-Niterói; e, ao fundo a Serra do Mar, com o pico “Dedo de Deus”.

+ Vai viajar pelo Rio de Janeiro? Que tal dicas de Copacabana?

Muito organizado e conceito 5 estrelas para o que se vê lá de cima, as experiências podem ter um plus se quiser ter recordações além do que o ingresso proporcionará. Que tal uma feijoada a 220 metros de altura ou um jantar a dois com pôr do sol e uma vista incrível com a Pedra da Gávea ao fundo? O restaurante do Complexo no Morro da Urca, Cota 200, garante tudo isso. Quer algo mais light? O EBG, Espaço Baía de Guanabara possui área gastronômica e de lazer para 360 pessoas com quiosques, restaurantes, lojas e agência de voos panorâmicos a partir do heliporto do Morro da Urca. 

urca
Vista do restaurante Cota 200 – gastronomia no topo da Urca. 

As atrações do Morro da Urca

Um roteiro pouco explorado pelos turistas e que oferece um mix de atrações para os amantes da natureza e adrenalina irem ao delírio. O Morro da Urca oferece trilhas de 30 minutos a partir da Praia Vermelha com subidas em meio a muito verde e mirantes com vistas incríveis. Considere subir de bondinho e descer pela trilha, a volta é sempre melhor opção que a subida, não esquecendo, é claro, que é necessário comprar o bilhete do trecho do bondinho.  

A Praia Vermelha, que com 400 metros de extensão se mostrou digna de oferecer um Rio de Janeiro visto por diversos ângulos. E é a partir de suas águas em um dia de caiaque ou stand up paddle que o modo Hard contemplativo é acionado. Prepare-se para conhecer a natureza exagerada em plena capital. As trilhas e caminhadas acontecem em uma das 270 vias de escaladas no Complexo Pão de Açúcar, que é composto pelos Morros da Urca, Babilônia e Pão de Açúcar.  

Caminho do Bem Te Vi 

Se curte adrenalina… 

urca

Saiba que a Urca foi adotada por esportistas, escaladores na sua maioria, que aproveitam as vias de escalada catalogadas. A mais conhecida, Caminho do Bem Te Vi  tem 1.250 metros de extensão. Ressalto que é preciso experiência e equipamentos adequados para a prática da atividade. Caso não possua experiência a contratação de um guia de montanha ou instrutor de escalada é regra primordial para o sucesso e segurança da escalada. A FEMERJ – Federeção de Esportes de Montanha do Rio de Janeiro oferece orientações e informações através do site femerj.org/.


Veja mais no Off to Travel: