Os responsáveis pelo cenário ímpar da região são os vulcões Osorno e Cabulgo – imponentes observadores da pequena Puerto Varas. A cidade tem um pouco mais de 40 mil habitantes e está localizada a 1h e 45 minutos de Santiago via aeroporto de Puerto Montt. O vento patagônico que sopra pelas ruas é de tremer o queixo mesmo no verão chileno; mas o aconchego das lareiras nos hotéis e restaurantes tornam tudo mais suportável e conferem até um certo charme. Os casarões em estilo colonial, a forte presença da herança germânica e o visual pitoresco tem encantado tanto viajantes quanto estrangeiros que fizeram dela sua morada permanente. E dá para entender o porquê. A cidade tem um apelo contemplativo forte, os tantos caminhos e praias de águas geladíssimas escondidos pela região atraem os amantes do estilo fora do roteiro. Portanto, se não chegou até aqui de carro, considere alugar um; muito do lado selvagem e belo da região se conhece fora da zona urbana. Lá, refúgios escondidos, encantadoras casas de chás, campos verdes que levam aos pés do vulcão estão aos montes à espera do próximo explorador. E vale a pena desbrava-la assim, por conta própria. Se pensa em algo menos aventureiro, experimente alugar um caiaque na beira do lago e viver a vida em Puerto do jeito que ela aparece. Mas se não é da água ou menos aventureiro ainda quem sabe a adrenalina toda não possa ser descarregada nas máquinas caça niqueis no Dreams Cassino, na Del Salvador, 21. Na praça central a boa pedida é perambular pelo pequeno centro e comprar artesanatos na Fundación Artesanías de Chile ou os chocolates da alemã Vickie Johnson na Santa Rosa, 318.
+ Vai viajar pelo Chile? Que tal dicas de Frutillar?
Se pensa em comer, saiba que o ponto forte da cidade são os restaurantes, principalmente os localizados na avenida beira lago, a Vicente Perez Rosales. E tem de tudo, principalmente frutos do mar; e se agrada ao seu paladar vá sem medo. Experimente o ceviche caribenho no restaurante Ibis e verá que essa arte não é só de domínio peruano.
Por onde andar em Puerto Varas verá que fotos cartão postal não são raras, mas algumas excedem as expectativas. Os arredores da cidade escondem vilarejos, casas de chá e praias que só um viajante obstinado e curioso pode descobrir. E vale a pena.
Photos: Offtotravel / Bigstock ©
Puerto Montt e o mercado local
O lado vibrante e caótico fica para a vizinha Puerto Montt…
O ponto de interesse é com certeza o mercado municipal da cidade. Uma mistura de alpacas, ponchos e centollas gigantescas. Vale a pena fazer um tour fotográfico, principalmente pela manhã, quando as barracas de peixes e frutos do mar ficam repletas de espécies no mínimo interessantes.
Veja mais no Off to Travel: