A cidade murada de Carcassone exerceu um papel fundamental na colonização romana. Em alguns trechos, parte das muralhas e das torres aludem ao período romano, incluindo o Portão Avar Postern. Espaços de defesa não faltam na cidadela onde cada canto tem uma história para contar. E talvez essa seja a maior virtude de La Cité. Um lugar onde o tempo parece ter parado (e talvez parou mesmo!) com ruas estreitas e curvas em um labirinto de casas medievais restauradas que, ora são lojas de souvenir, ora restaurantes.
Vai viajar pela França? Que tal dicas da caverna de Aven Armand?
Se gosta do mundo medieval, Carcassonne personifica tudo o que esse mundo carrega. E não há hora melhor para desbravá-la senão ao pôr do sol. Os feixes de luz alaranjados que passam pelas pequenas janelas do castelo deixam tudo mais teatral.
A entrada principal de La Cité fica abaixo do Porte Narbonnaise e logo depois de entrar você encontrará o escritório de turismo.
Seguindo pela rua de paralelepípedo está a Rue Cros Mayrevieille, o endereço certo para encontrar souvenir e lojas enfeitadas de doce. A mais famosa delas é a La Cure Gourmande com suas olivas de chocolate (experimente!), biscuites, madeleines e cookies em uma atmosfera onde os confeitos se apresentam como nas lojas de antigamente.
La Cure Gourmande e as olivas de chocolate.
Roteiro prático por Carcassone
Quando conseguir seguir em frente (ah, os doces!) será a vez do (1) Chateau Contal, o destaque da cidade. O tour é a parte e nele você conhecerá o interior do castelo com direito aos cômodos, fosso, torres e galerias de madeira. Próximo a Place du Chateau fica a (2) Basílica St. Nazaire e a Place Auguste. O (4) Narbonaisse Gate é o portão de entrada e logo ao lado é possível ver o (3) pátio inclinado e as muralhas externas Outros endereços interessantes para o seu tour na cidade murada são a (6) Igreja de Saint Gimer, localizado do lado de fora da cidade e o (e) Cathar Chateaux na Rue Saint Jean, com seus instrumentos de tortura da idade média próximo ao (b) poço da cidade.
Ville Basse ou Vila baixa
Do alto de suas muralhas se vê a Ville Basse, ou vila baixa. Lá, o mundo é outro, menos turístico, inclusive nos preços. Na vila é possível fazer o cruzeiro pelo Canal Du Midi saindo do cais ao lado da estação de trem. As empresas Carcassonne Croisières e Bateau Cocagne fazem o trajeto e disponibilizam em seu site tarifas e reservas por e-mail. Se caminhar por ali irá conhecer as duas pontes, a moderna ponte rodoviária Pont Neuf e a bela, e bem mais antiga, Pont Vieux apenas para pedestres, construída no século 14 e reconstruída no século 19. Um passeio, muito bem vindo nos dias quentes do verão europeu, é a La Cavayére Lake, um lago que proporciona atividades para toda a família, como vôlei de praia, minigolf e jogos infantis, além de ser rodeado por bosques e espaços para pic nic.
Outra dica para quem está viajando em família é o Le Australien Parc é um zoo temático australiano onde é possível alimentar os animais e aprender mais sobre cada espécie. Possui parque recreativo e brincadeiras lúdicas onde, através delas, compartilham um pouco da cultura do país.
Para quem gosta de igrejas a Igreja de São Vicente é um belo exemplar gótico. Sua nave tem 54 metros de comprimento e 27 metros de largura, o seu campanário domina toda a Vila baixa proporcionando um ponto de vista único.
La cavayére Lake
O prato da vez / especialidade de Carcassone
A Place Marcou é animada e lotada de gente do mundo todo. Já os restaurantes, é preciso fazer um criterioso garimpo. Há de tudo, de acompanhamentos errados e outros esquecidos, a refeição saborosa e com preço justo. Se gosta de sentar e ver o movimento passar a place é uma boa pedida. Uma boa opção é o cassoulet, um prato típico da região a base de feijão seco e carnes, principalmente confit de ganso e pato e as saladas com queijo de cabra do Le Flagrant des Lices. Outro cassoulet recomendado é o Restaurant Adelaïde, mas chegue cedo (ou reserve!), o lugar costuma lotar rápido. Outra dica dentro das muralhas é o acolhedor e bem decorado Restaurant La Marquiere, que dentre as opções que La cité oferece, foge do estilo restaurante turístico.
Fora das muralhas de Carcassone, sai o turístico e entra o bom cotidiano gastronômico da cidade. Ao redor da Place Carnon há boas opções de restaurantes. Se quer crepe ao estilo francês e um sorriso no rosto ao ser recebido vá, sem medo, a Creperie Le Ble Noir – de opções vegetarianas e sem glúten, ao doce e salgado, de acordo com o pedido do freguês!
.
O cassoulet de Carcassonne, prato típico da região de Languedoc-Roussillon