Ao ser avistada de longe, Les-Baux-de-Provence é um enigma; uma montanha de calcário prestes a ser esculpida. Mas o que à distância parece indecifrável, dentro de seus portões o mundo de Les Baux toma sua forma única e peculiar. A pequena cidade tem um patrimônio arquitetônico incrivelmente diversificado e ficará surpreso como um vilarejo tão pequeno possa entretê-lo durante um dia inteiro.
Situada em uma região serrana, Les Alpilles, Les Baux é um patrimônio histórico que ganhou diversos títulos, dentre eles como a Mais bela vila francesa. Parte disso se deve ao jeito acolhedor (e encantador!) que o pequeno vilarejo imprime em cada visitante.
Em Les Baux de Provence, os ramos de lavanda perfumam as entradas das lojas, um mimo presente na maioria das pequenas cidades, onde os produtos produzidos na região do Vale são olhados com apreço pelos vendedores. Lugar de delícias gourmets como olivas, azeites, vinhos e restaurantes com estrelas Michelin.
Museus e galerias em Les Baux de Provence
Quando perambular pelas ruas de pedras o charme de um vilarejo tipicamente francês e a história ganham vida através das ruínas e dos resquícios dos feudos medievais. E é no Carrières de Lumières que você encontrará a expressão máxima do que é aproveitar um espaço que para muitos seria perdido, para produzir algo fantástico. Um show de multimídia em uma antiga pedreira de calcário onde a cada temporada a arte de grandes artistas é refletida em paredões de pedras. Imperdível.
Há galerias de arte como de Marie Helene Sola e Patrick Chaudesaigues e pequenos museus como o Yves Brayer e o Santon.
Sabores de Les Baux de Provence
E na gastronomia, em Les Baux de Provence se come bem à preço justo, onde a maioria dos restaurantes possuem vista panorâmica para o Vale de Les Baux, menu enfant (menu infantil) e restaurante estrelado como o Oustau de Baumaniere. As ruas Trencat e a Grand Rue concentram boa parte da vida gastronômica da cidade. Na hora da sobremesa experimente os sorvetes de flores – lavanda, violeta e rosa, encontrados nas sorveterias da cidade.
Um mundo medieval / na delicada Provence
Imponente, o Castelo Les Baux de Provence cobre uma área de 7 hectares de muita história. Do alto da cidadela é possível ter uma vista panorâmica inspiradora de Aix a Arles e além. O audioguia disponível em 10 idiomas conta a fascinante e turbulenta história dos Lordes de Le Baux e leva o visitante a descobrir sua fortaleza medieval enquanto explora torres, a capela do castelo e a capela de St. Blaise, as catapultas imensas e o antigo hospital Quiqueran.
O filme, Provence vista do céu, exibido na capela antiga introduz o viajante para as mais belas paisagens da região.
* É possível reservar o combo de ingressos Chateau de Baux + Carrières de Lumières a uma tarifa diferenciada ou adquirir no local.
Vai viajar pela França? Confira outros roteiros para a sua próxima aventura.
O charme de St. Rémy de Provence / Um pulo de Les Baux de Provence que vale a pena
Lugar de galerias de arte e da boa cozinha. St. Remy de Provence é conhecida pelos elegantes restaurantes e vez por outra uma celebridade caminhar nas feiras de quarta. Restaurantes com mesas do lado de fora, praças arborizadas com artistas se apresentando, assim é St. Remi no verão, no inverno todos desaparecem e a cidade morre.
Localizada a 15 minutos de Les Baux, pode ser considerada uma excelente opção para pernoite ou para fechar o dia em um dos ótimos restaurantes da cidade.
Na trilha da Lavanda / de junho a agosto
Caminhando pelas ruas de pedras de Les Baux verá muito do mundo da lavanda – de sorvetes a sabonetes em barras, os famosos Savons. Em um roteiro de 6 horas é possível conhecer cidades importantes no cultivo dessa aromática flor. De festas a campos de cultivo, confira três cidades para ter no seu roteiro a menos de 2 horas de Le Baux de Provence.
A rota completa você confere aqui: Rota da Lavanda Oficial
Valensole
A pequena Valensole tem quase 3.000 habitantes, mas na alta temporada a cidade fica repleta de turistas (principalmente chineses) ávidos para ver os tapetes de Lavanda do Plateau de Valensole.
E eles são imbatíveis. Se está de carro cruze a leste de Manosque pela D6 ou D8 ou vá pela A51.
Sault
A festa da Lavanda a La Fête de la Lavande acontece geralmente em agosto, na metade do mês. Confira a agenda no site oficiale conheça as lavandas de alta qualidade das encostas do Mont Ventoux. O escritório de turismo da cidade possui uma lista dos produtores artesanais e um quiosque na Route du Ventoux vende produtos de lavanda.
Forcalquier
A bem frequentada feira de segunda da cidade tem tudo de lavanda, além de delícias da região como queijos cremosos, mel e linguiças artesanais.