Com mares reluzentes e um ótimo clima, Nice traduz a essência da boa vida. Conhecida por suas praias e pela badalação dos clubes exclusivos, a cidade propõe muito mais do que o universo praia possa oferecer.
Para os amantes da cultura, a cena artística da região é rica em história e conta com ótimos museus, principalmente de arte moderna.
Comer em Nice
Os gourmets por sua vez vão adorar a possibilidade de visitar mercados de alimentos e feiras tradicionais como a Cours Saleya, que acontece todas as terças-feiras entre flores e produtos regionais. E tem também lojas especializadas em sabores como a Moulin à Huile d’Olive Nicolas Alziarie a La Cure Gormande.
Nice é conhecida por ter uma das melhores culinárias da França, então, comer bem e sair satisfeito não será um problema. Um exemplo disso é o restaurante do simpático casal Michel e Marie, o La Route Du Miam.
Ele cozinha, ela serve as mesas com uma simpatia ímpar. Outra joia de Nice é o Polly and Cie, com cardápio enxuto e receitas home made. Ambos são pequenos e possuem poucas mesas, reservas com antecedência podem ser necessárias.
Promenade des Anglais
Alguns dos lendários e luxuosos hotéis da cidade escolheram a importante avenida beira mar para fazer dela a sua morada permanente. Do calçadão se vê a imponente fachada da Belle Époque do Hotel Negresco, construído em 1912 e que teve como hóspedes ilustres Winston Churchil e Pablo Picasso.
Ladeada por palmeiras e decorada com cadeiras e guarda-sois azuis, o calçadão foi decorado assim e deu certo. Ótimo lugar para passar a tarde e melhor ainda para ver o pôr do sol. Um espaço dividido entre famílias com crianças, ciclistas, patinadores e gente do mundo todo no simples prazer do ócio.
Se quer uma bela foto da cidade tente a vista panorâmica do Colline du Château, um parque urbano no topo da colina e que é a queridinha dos fotógrafos.
Plage / as praias de Nice
As praias de Nice são todas de seixos, ou seja, de pedras pequenas. Andar por elas ou mesmo se sentar será um teste físico principalmente para aqueles que estão acostumados com areia fofa. Mas há pelo menos 14 praias particulares que alugam esteiras confortáveis.
Das praias públicas, a praia Publique des Ponchettes é a mais popular, e onde você poderá contar com a boa ação dos hotéis, pois eles emprestam esteiras para os hóspedes.
Mas há muito para ser desbravado pela região. De carro, você poderá conhecer algumas das paisagens mais belas da Riviera. A Basse Corniche é uma estrada que passa perto da linha do trem e corta, de oeste a leste, vilarejos pitorescos e praias com águas calmas e cristalinas. Recomendo os municípios de VilleFranche Sur Mer, Beaulieu Sur Mer, Eze Sur Mer e Cap d’ail todos entre Nice e Mônaco pela Basse Corniche
(conhecida também como Corniche Inférieure ou M6098).
Uma opção em Ville Franche Sur Mer é a Plage Des Marinieres. É possível estacionar na Boulevar Napoleão 3 (N6098) e descer a pé a rampa Chemin de La Fouan até a praia. A praia é com menos pedregulhos que a de Nice; uma opção para refeição é o Palm Villefranche localizado no calçadão da praia.
Arte / Museus que valem a pena
De pequenos museus a casarões neoclássicos a arte em Nice é uma história rica para explorar.
O bairro Cimiez foi um reduto de aristocratas que hoje abriga famílias ricas da cidade e o belíssimo Museu Matisse, traçando a evolução artística com uma coleção permanente em um parque repleto de oliveiras.
Já no Museu Massena, os mitos da Bella Epoca da Riviera francesa estão vivíssimos, onde a história é contada por meio de móveis, cartazes art decó, fotografias e o próprio prédio em si. No pequeno Museu Chagall, os traços e cores primárias do artista bielorusso já foram vistos por mais de 3.5 milhões de pessoas.
E por fim, o Museu de Arte Moderna e Contemporâneaonde o foco é a arte dos expoentes da vanguarda europeia e americana; aproveite o terraço do museu, ali também acontecem exposições, além de oferecer uma bela vista da cidade.
Vieux Nice x Avenue Jean Médecin / entre o histórico e o moderno
O bairro histórico de Nice pouco mudou desde o século 18, as ruas estreitas ainda estão lá de mãos dadas com construções em tons pastéis. Comece seu passeio pelo animado mercado de rua, o Cours Saleya, deixando-se guiar por esse mundo de flores e da gastronomia local, com os aromas das ervas da Provence e da comida típica como o Pissaladière, uma massa semelhante a uma pizza com cebola, alho, azeitona e anchova, dominando o ambiente. Experimente também outra especialidade de Nice, a Socca, uma panqueca de farinha de grão de bico e azeite de oliva feita na chapa com bastante pimenta.
Há tesouros barrocos e igrejas no entorno do mercado que valem a visita, como o Palais Lascaris, na Rue Droite, 15. Outras joias do Barroco são a Cathedrale Ste Rèparate e a Chapelle de la Misericorde.
Boa parte da Velha Nice tem boutiques elegantes como a Maison Bestagno, fundada em 1850, e lojas que passam de pai para filho, como a loja de doces e confeitos Maison Auer. Há também restaurante, bares e delicatessen na região.
Se quer comprar comida para abastecer, anote duas ruas no roteiro, a rue de la Boucherie e a rue Pairolière, ambas na old Nice.
Já a praça Masséna é um link entre o velho e o novo, entre a Vieux Nice e o lado moderno e instigante da cidade. E se seu humor está mais para o moderno e contemporâneo, tente a Champs Élysées de Nice, a Avenida Jean Médecin. Saindo da praça Massena, constitui-se facilmente em um roteiro de compras para um dia inteiro entre lojas luxuosas, cinemas, mercados e o Shopping Nice Etoile. As luzes azuis ao cair da noite são um trabalho do artista visual Yann Kersalé e conferem um tom gentil às noites na avenida principal.
Arredores de Nice / Vale a pena colocar no roteiro
Há muitas atrações em Nice que ocuparão vários dias no seu roteiro, mas considere ir além. Os arredores da cidade guardam paisagens e vilarejos belíssimos e com certeza enriquecerão o seu álbum de fotos. Desbrave a região e cada canto que ela possui. Conheça algumas belezas da Riviera Francesa.
1) Villa Ephrussi
No topo de Cap Ferrat está a vila construída durante a Belle Époque por Beatrice Ephrussi de Rothschild em uma rica coleção de móveis e um belíssimo jardim divido por temas e espécies.
2) Cap Ferrat
A leste da Baia de Villefranche-sur-mer, Cap Ferrat é local de mansões e hotéis de luxo. Vilas exclusivas como o Chateau Saint Jean ou o Grand Hotel of Cap Ferrat atrai pessoas do mundo inteiro pelo cenário único e espetacular que as águas turquesas do mediterrâneo proporcionam.
3) Mônaco
Mônaco, o menor país do mundo está em algum lugar entre o novo e o antigo. Há museus, boutiques luxuosas, a vida da aristocracia monegasca e restaurantes incrivelmente baratos.
4) Eze
Eze é a vila mais prestigiada da Riviera. O pequeno vilarejo e resort no topo da colina é protegido por praias. Essa encantadora vila medieval possui jardins e um visual único do mediterrâneo. Por suas ruas é possível encontrar os famosos perfumes artesanais de Grasse e bons restaurantes. Tamanha beleza atrai centenas de turistas todos os dias, então se chegou até aqui de carro esteja preparado para as poucas vagas disponíveis no estacionamento. Localizado na parte superior da Corniche, é o único lugar para estacionar o carro e que costuma lotar com uma rapidez assustadora.
5) Grasse
A capital mundial da perfumaria fica a menos de 40 minutos de Nice. Grasse é uma pequena cidade onde os aromas e a indústria da perfumaria artesanal se encontram. Conheça o incrível Museu Internacional da Perfumaria, faça um passeio por suas ruelas medievais e deguste o sorvete de lavanda ao estilo de Grasse.