. . .

A vibração pulsante a cada passo dado em Bolzano é constatada pelas conversas animadas nas mesas espalhadas pela Piazza Walther. Na feira, que acontece de forma permanente, estão queijos Stilfser, Parmiggiano Reggiano e outros tantos salames e speck’s, um fantástico presunto defumado cuja receita é trancada a sete chaves.

A língua predominante na Comuna Bolzano (cidade) é o alemão, porém a Província de Bolzano (Estado) possui dois idiomas oficiais: o italiano e o alemão e em alguns vales, como Val Badia e Val Gardena o Ladino, um dialeto reto-românico. O território do Alto Adige permaneceu unido à Áustria por muitos séculos, somente após a Primeira Guerra Mundial o território foi anexado à Itália, juntamente com a Província de Trento. Daí o motivo de encontrar tantas placas pelo caminho escritas em italiano e em alemão. 

Bolzano é uma excelente cidade base para conhecer o norte da Itália. Como na maioria das cidades italianas, aqui come-se muito bem e os preços são bem acessíveis.

Assim como nas placas, os cardápios passeiam pelos dois mundos, ora com pastas caseiras e molhos fresquíssimos, ora com chucrute, Wurst e ótimas cervejas locais como a Forst.

E é exatamente essa a graça de Bolzano, uma cidade que contempla a bela arquitetura italiana e a culinária com toques germânicos em um mesmo pacote.

E funciona, muito bem por sinal.

Um prático roteiro por Bolzano

Entretanto, se está de passagem um roteiro prático é se concentrar na região da Piazza Walther e desbravar as ruelas minúsculas, mas cheias de vida. A Via Dei Portici está para compras assim como Via Argentieri e Via Della Mostra estão para bons restaurantes. Vias importantes como as Dr. Josef Streiter,  Dela Posta, Dei Grappoli e Johann Wolfgang von Goethe também precisam entrar no roteiro, lembre-se! Por ali o comércio acontece e uma infinidade de restaurantes com mesinhas do lado de fora estão para todo lado. Já que está explorando a cidade, não perca a feira livre que acontece na Piazza delle Erbe, onde poderá encontrar queijos, embutidos, flores e muitas outras iguarias da região. 

Piazza walther bolzano

Bate e volta que vale a pena

Localizado a 25 km de Bolzano existe um roteiro digno de ser vivenciado. Repleta de lagos cristalinos, vilarejos encantadores e claro, as Dolomitas. E se pensa em trazer na bagagem fotos incríveis saiba que esse é o lugar certo. Dois destaques no roteiro valem a pena – Lago Di Carezza e Igreja de Santa Madalena. 

Porta de entrada para muitas maravilhas do norte da Itália a cidade é também prova de que culturas tão diferentes podem coexistir em um mesmo espaço e tempo.

Photos: Offtotravel / Bigstock