As fronteiras do norte da Itália são cercadas por cadeias de montanhas com picos incrivelmente desenhados. Se não bastasse, lagos cor de esmeralda pipocam em estações espalhadas pelas estradas italianas. É a Itália das Dolomitas, Lago di Carezza e pequenas cidades inseridas em um contexto de muita beleza, como Cortina d’Ampezzo.
Muito badalada na estação mais fria, a pequena cidade de Cortina d’ampezzo oferece programação de peso nas dezenas de resorts espalhados pela região. O complexo de esqui Faloria, Mietres e Cristallo é uma experiência de inverno imperdível para todos os fãs de esportes de inverno. Dezenas de quilômetros de pistas, sempre com boa cobertura de neve, cercada por uma paisagem mágica.
Elevadores modernos e instalações adequadas estão preparadas para atender esquiadores de todos os níveis. Para os mais radicais, emocionantes pistas de downhill e snowboard estão disponíveis. Já famílias com crianças pequenas podem desfrutar de atividades mais suaves como as ciaspolate, excursões na neve com raquetes nos pés.
A maioria dos refúgios na área está aberta durante todo o inverno, servindo deliciosa cozinha local de alta qualidade como o Bacalhau Amanteigado e a Bisteca de Cervo. O local é ideal para um divertido intervalo entre as sessões de esqui ou para uma noite relaxante.
E se no inverno ela é a menina dos olhos da região de Vêneto, no verão as montanhas Faloria e Mietres são ideais para passeios e piqueniques. O teleférico do Monte Faloria sai do centro de Cortina e, em apenas alguns minutos, o levará até 2.123m; no caminho, desfrute de uma vista deslumbrante do Vale Ampezzo! O Refúgio Faloria está no coração de uma rede de trilhas que levam ao maciço de Sorapis ou a Monte Cristallo. Há também muitas trilhas para mountain bike.
+ Vai viajar pelo norte da Itália? Que tal dicas de Bolzano?
O centro de Cortina d’Ampezzo
O pequeno centro da cidade é um ótimo convite para desbravar sem compromisso. Por onde olhar, estarão lá, as montanhas com picos desenhados. As lojas de artesanato, museus e ótimos restaurantes estão à alguns passos e, o melhor de tudo, a preços bem baixos. Aqui, come-se bem e paga-se pouco. Não perca a pizza do restaurante Cinc Torri, a autêntica pizza italiana; vai gostar muito depois de um dia inteiro de atividades ao ar livre e fresco dessa região da Itália.
Um Bate e volta que vale a pena
A apenas 90 km de Cortina existe um roteiro digno de ser vivenciado. Repleta de lagos cristalinos, vilarejos encantadores e claro, as Dolomitas, a cadeia de montanhas nos Alpes que é modelo principal nos melhores catálogos de fotos da região. E se pensa em trazer na bagagem fotos incríveis saiba que esse é o lugar certo. Dois destaques no roteiro valem a pena – Lago Di Carezza e Igreja de Santa Madalena.
Dolomitas
A cadeia montanhosa dos Alpes ao norte da Itália tem 3.343 metros e faz parte de um dos cenários mais belos do mundo. Na base dessa super cadeia estão trilhas, lagos e muitos motivos para o ócio chegar e se instalar de vez.
Pela região muitos tesouros
Se está de carro saiba que os arredores de Cortina d’ Ampezzo estão repletos de vilarejos e muita beleza natural, o que faz dela uma ótima cidade base para explorar o que a região tem de melhor.
Três picos de montanha merecem destaque: Cinque Torri, Val Gardena e Croda da Lago. Todos possuem refúgios, restaurantes e atrações, como o Museu da Grande Guerra próximo a Cinque Torri.
Val Gardena e Croda da Lago possuem em sua base um mar de pequenas casinhas, imagem que vista do mirante da estrada principal fará seu registro passar do status de foto para pintura.
Outro destaque é Col de Varda um refúgio com grande lago cercado por montanhas com picos nevados no frio de março. Se está viajando com crianças a dica é fazer uma pausa, o lugar é muito utilizado por famílias para piqueniques e perfeito para os pequenos queimarem energia no parquinho em meio a paisagens alpinas.
E se quer mais paisagens alpinas em estradas italianas, os Passos Tre Crocci e Falzarego são passagens entre montanhas que pela rodovia SR48 serpenteiam um dos cenários mais belos da região. Nela, muitas pousadas e restaurantes podem ser encontrados.