. . .

A Suíça possui uma excelente rede ferroviária? Sim. Os trens são confortáveis e extremamente pontuais? Sim. Você pode ir a qualquer cidade do país de trem? Praticamente sim. Então a melhor opção de viajar pela Suíça é de trem? Definitivamente NÃO…


Passos Suíços Se você vai viajar pela Suíça no verão, pense seriamente na possibilidade de alugar um carro e cruzar o maior número possível de passos alpinos. Se você gosta de dirigir, não haverá experiência melhor do que subir e descer as cadeias alpinas dirigindo seu próprio veículo, com a opção de parar aonde, quando e por quanto tempo quiser, incluindo a opção de deixar o carro estacionado no alto das montanhas e sair para uma caminhada por entre os picos e montanhas. Na programação da viagem, resista à facilidade proporcionada pelas autobahns suíças, as quais tem seus traçados sempre nos fundos de vales e cruzando as montanhas em túneis extensos; programe um tempo maior de deslocamento, de forma a explorar as montanhas em sua forma mais espetacular. Mas atenção, a maioria dos passes somente está aberto durante poucos meses no verão, e sempre é bom se informar antes de pegar a estrada em direção a qualquer um deles, pois mesmo em meses quentes uma nevasca inesperada poderá fechar alguma via.

Uma fonte de consultas é o site http://www.myswissalps.com/car/trafficinfo, onde as informações são sempre atualizadas.

Dentre os muitos Passos Suíços, destacam-se:

1. Albula Pass

Com 2.315 m, pode ser utilizado como rota entre as cidades de Davos e St. Moritz; segue estreita pelo vale do rio Albula, passando ao lado das montanhas Piz Üertsch e Piz Blaisun.

2. Flüela Pass

Com 2.383 m, é uma opção menos estreita para quem utilizará a rota entre Davos e St. Moritz. Passa entre as montanhas Flüela Schwartzhorn e Flüela Wisshorn, tendo o belo lago Schottensee ao lado da estrada em seu ponto mais alto, além de passar ao lado do salto do rio Radönt.

3. Furka Pass

Atingindo os 2.429 m, pode ser adotado como rota para quem vai de Berna ou Lucerna para Lugano. Tem como ponto forte o belvedere de onde pode-se apreciar o glaciar do Ródano, onde nasce o rio de mesmo nome.

4. Grand-Saint-Bernard Pass

Ligando as cidades de Martigny (Suíça) e Aosta (Itália), atinge os 2.473 m em seu ponto mais alto, onde existem alguns bares e restaurantes. Possui também um lago neste ponto, compondo um belíssimo visual com as cadeias de montanhas ao redor.

5. Gotthard Pass

Chegando aos 2.106 m, pode ser percorrido na sequência do Furka Pass. Na realidade, este passe pode ser dividido em dois, o antigo e o novo. O passe antigo, muito mais sinuoso, apresenta pista de paralelepípedos e é totalmente “aberta”, sem túneis. O passe novo possui um longo trecho em túnel, porém apresenta como destaque a famosa “curva suspensa”, uma curva construída como viaduto suspenso.

6. Nufenen Pass

Segundo passe mais alto da Suíça, com 2.478 m, pode ser uma rota alternativa ao Furka pass no roteiro entre Berna e Lucerna e Lugano, percorrido na sequência do Grimsel pass. Possui uma linda vista do pico Pizzo Gallina e do Nufenenstock. Como é comum nos passes, este também possui um lago e lanchonete em seu ponto mais elevado.

7. Grimsel Pass

Também recomendado para a viagem de Berna e Lucerna para Lugano, pode compor uma sequência com os passes de Furka e Gotthard. Este passe sobe pelo vale do rio Aare, atingindo 2.165 m, com um lindo visual das montanhas Gärstenhorner e Brünberg que ficam em seu caminho. Possuem também alguns lagos no trecho mais elevado.

8. Oberalp Pass

Elevando se a 2.044 m, este passe pode ser percorrido junto com o Furka pass para quem vai de Coira ou Liechtenstein para Visp, Briga ou Zermatt. Possui um grande lago em seu trecho mais elevado, onde anda lado a lado com uma ferrovia.

9. Klausen Pass

Com 1.948 m, pode ser percorrido em uma viagem entre Lucerna e Liechtenstein. Este passe margeia as escarpas do Clariden e do Bocktschingel, com lindos paredões de pedra e cascatas na época do degelo.

​​10. Splügen Pass

Na divisa entre a Itália e a Suíça, este passe, que chega a 2.113 m, serve de caminho para quem vai de Coira a Chiavenna. Pista mais estreita, apresenta uma famosa sequência de curvas que quase fazem a pista dar um nó em si mesma.

11. San Bernardino Pass

Pode ser utilizado para quem vai de Coira ou Liechtenstein para Lugano ou Locarno, atingindo 2.066 m em seu ponto mais elevado. Além do tradicional lago no topo, destaque para o belo trecho que percorre o vale do rio Rhein, culminando com o rofflaschlucht, onde vale uma parada.

​12. Susten Pass

Servindo como alternativa ao Grimsel pass e Furka pass, pode ser utilizado para quem vai de Berna para Lugano, passando ainda pelo Gotthard pass. Este passe sobe a 2.264 m, com uma linda paisagem dominada pelas montanhas Wendenhorn e Sustenhorn.

13. Simplon Pass

Chegando a 2.005 m, pode ser utilizado para quem vai de Visp e Briga para Lugano ou Milão. Passe mais recente, possui belas paisagens em seu caminho, incluindo a grande ponte sobre o rio Saltina e o vale do rio Diveria.

14. Umbrail pass

O mais alto passe da Suíça, na fronteira com a Itália, com 2.501 m, é pouco conhecido e citado por ser vizinho do italiano Passo Stelvio, que com seus 2.770 m é o mais famoso passe dos Alpes europeus.

Além destes, existem vários outros Passos Suíços que você poderá escolher e se aventurar pelo país.

Mais dicas para a sua ROAD TRIP ? 

Veja mais no Off to Travel:


4 thoughts on “Passos Suíços: 14 estradas espetaculares em um roteiro cênico”

  1. Thanks for your entire hard work on this site. My mother really loves making time for investigation and it’s obvious why. My spouse and i notice all regarding the compelling manner you render very useful guides on your web site and improve contribution from other ones about this concept and our favorite simple princess has been becoming educated a lot. Take advantage of the remaining portion of the year. You’re doing a great job.

  2. Good ?V I should definitely pronounce, impressed with your site. I had no trouble navigating through all the tabs and related info ended up being truly easy to do to access. I recently found what I hoped for before you know it in the least. Quite unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or anything, site theme . a tones way for your customer to communicate. Nice task..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *