. . .

Caminhando pelas vielas antigas do Porto notará becos estreitos que não levam a lugar algum; janelas abertas com roupas estendidas denunciando o cotidiano de sua gente. Um toque peculiar e muito presente pelas ruas da cidade, trazendo consigo um ar menos turísticos e mais da realidade do dia a dia portuense. 

A cidade é efervescente, sem dúvida. Um destino que se tornou querido e muito popular graças a chegada de empresas aéreas low cost e é também a mais visitada de Portugal em 2017. E Porto acolhe bem. Embora a cada passo se note a decadência e a idade avançada de muitas construções, a cidade, ao longo do tempo, vem passando por uma imensa transformação, notará isso no eficiente sistema de transporte público, nos museus e na gastronomia, que de uns anos pra cá vem aceitando cada vez mais a contemporaneidade em seus pratos sem perder o tempero português. No seu tour 24 horas pela cidade algumas atrações são obrigatórias se quiser trazer na bagagem a essência portuense.

Bairro da Ribeira  e Vila Nova de Gaia    

O bairro da Ribeira, um importante reduto histórico da cidade é o must have no seu roteiro. Lugar para apreciar as catedrais, as igrejas barrocas, os artísticos bulevares e o Rio Douro.

E bem de frente, do outro lado do Rio Douro, está Vila Nova de Gaia, morada das caves de vinho com seus pontos de degustação. Ambos concentram boa parte da essência da cidade – um pelo seu apelo histórico, com a arte do azulejo, torres altas de sinos das igrejas barrocas, bares, restaurantes e gente do mundo todo; já do outro lado do Douro, a cultura do vinho e as caves são a bola da vez.

Confira o que não pode faltar na sua estadia – do passeio no Douro a culinária portuguesa passando pelo turismo criativo e fechando com chave de ouro, uma taça de vinho do porto ao pôr do sol. 

Cruzeiro de Rabelo no Douro

No coração de Porto, bem na praça da Ribeira está o Rio Douro, considerado a artéria central para a prosperidade da região por transportar o vinho do Porto. E é no passeio, ao lado da Ponte Dom Luis I que saem os Rabelos, antigos barcos que transportavam a bebida e que hoje, adaptados, fazem o tour pelo Rio Douro em um roteiro turístico de 50 minutos revelando um lado de Porto que só é possível conhecer assim, navegando. No roteiro, entre outras construções históricas você verá, as caves de vinho de Vila Nova de Gaia, a Ponte Dom Luis I e o Mosteiro circular de Santo Antonio.

O Rio Douro com Vila Nova de Gaia ao fundo e o Mosteiro de Santo Antônio acima. 

Do melhor pastel de nata ao bacalhau do Porto

Portugal pode ser pequena no tamanho, mas ganha ares de continente quando o assunto é gastronomia.

Do Atlântico ao Mediterrâneo, a conquista do paladar tipicamente português passa por todos os povos que um dia aqui viveram. Em Porto, as opções de restaurantes aumentaram muito nos últimos anos. Há espaço e temperos para todos. Lugar da comida típica do Norte, da culinária fusion e tantos outros pratos portugueses com sabor de mundo. O carinho matinal com o típico português é feito com café e uma nata, por favor! O cheiro e o gosto de bom dia vêm acompanhados, pois não.

Para comer pastel de nata não há de faltar em Porto, mas para encurtar o caminho aqui vão três dicas com massa folheada amanteigada e pastel saindo do forno a todo instante, fresquinhos. O primeiro é a Fábrica de Nata, localizada na rua de Santa Catarina 331/335; outro espetáculo para os olhos, narinas e obviamente para o paladar é o Nata Lisboa, rua das Flores, 291 e o mais amanteigado de todos é a Manteigaria pertinho do Mercado do Bolhão, na rua de Alexandre Braga, 24. 

Mas se quer um café mais incrementado com croissant e bombas de chocolate aí vão três nomes de peso – Café Majestic, o mais deslumbrante (e preço para turista); o Hungry biker com refeições saudáveis e brunch de primeira e a tradicional Confeitaria do Bolhão.

Se lá pelo meio dia a fome bater e estiver na região do Mercado do Bolhão e a vontade for Bacalhau, seja ele a moda Gomes de Sá ou à Lagareiro o Restaurante Abadia do Porto é uma excelente pedida. 

Outro mais badalado é o restaurante A grade, com polvo cozido na manteiga  e vinho e o famoso Tripa à moda do Porto, algo parecido com a nossa Dobradinha. Reserva antecipada sugerida.

Já no Largo do Tito, perto do metrô da Trindade tem a acolhedora Tapabento, com ótimo menu de tapas a preço justo. Perto dali, tem a comida típica portuguesa do restaurante O Buraco. Ambos costumam lotar rápido.

E como comer bem não depende unicamente de um prato de comida o restaurante Bacchus vini é lugar de comer bem e de beber melhor ainda.  Outro no quesito, beber melhor ainda, é o Wine Quay Bar e sua linda vista do Douro. 

O café com nata faz parte do típico de Porto. 

Vila Nova de Gaia, o roteiro etílico ​

Do outro lado do Douro, de frente para Porto está Vila Nova de Gaia, o endereço mais etílico da cidade. Há ao todo 30 caves de vinho e 17 estabelecimentos que oferecem degustação da bebida. A alta temporada vai de junho a setembro e embora caves maiores cobrem de 2 a 3 euros para entrar, a degustação é sempre de graça.

A Graham’s é uma cave famosa na cidade do Porto, são 3.000 barris e 4 milhões de litro de vinho do Porto. Os mais jovens têm 2 a 3 anos e o mais antigo é datado de 1882. Outras gigantes no segmento são Taylor’s e Cockburn’s. Todas abertas para tour guiado e degustação. 

E se está por aí, aproveite para fazer o passeio no teleférico de Gaia, são 6 minutos de travessia com vistas panorâmicas do Porto, Douro e da ponte Dom Luis I. Se tiver disposição (e folego), poderá fazer o trajeto a pé pela rua e conhecer mais do cotidiano local, sem tantos turistas disputando espaço na fila.

Porto
Vila Nova de Gaia.

* Se quer degustar vinhos de pequenos produtores (muito bem selecionados!) há, na rua São João, 28 o Portologia Porto um pequeno bar que se dispõe a ingressar leigos, iniciantes ou até mesmo os que pensam que conhecem, no mundo do vinho do Porto. Oferecem algumas modalidades como degustação de vinhos brancos ou Tawny, por exemplo. Encare como uma preparação para depois fazer uma degustação mais sofisticada em Vila Nova de Gaia. 

Pegue seu cupom com 10% de desconto no ingresso!

Turismo Cultural e Criativo em Porto!

O grande barato de viajar é protagonizar experiências; é a troca de saberes que torna o nosso repertório de vida muito mais enriquecido. Trazer um pouco da estrada para casa é a essência de toda boa viagem. Perambulando por Porto verá que o céu, muitas vezes, é feito de azulejos. Um capricho da nobreza que ainda hoje faz graça pelas cidades de Portugal. E em Porto, há passeios para todos os gostos, um deles é o Passear e azulejar – um roteiro voltado para turistas brasileiros visitando os principais monumentos com frontaria azulejada, carregada da história de Portugal. O tour é finalizado com workshop onde o viajante produz seu próprio azulejo. Mas se vai por conta e quer conhecer um pouco da arte da azulejaria, algumas atrações são imprescindíveis no seu roteiro, anota aí. 

Igreja de São Ildefonso

Porto
A Igreja de Santo Ildefonso está localizada na Praça da Batalha.  Photo: Off to Travel ©


Igreja do Carmo

Porto
Destaque para o painel de azulejo de Silvestre Silvestri, 1912. 
Photo: José Sánchez 


Porto
porto porto porto

Capela das Almas 

Porto
A Capela das Almas e seus 15.000 azulejos datados de 1929, na rua Santa Catarina. Photo: Off to Travel ©

Catedral da Sé

Porto
Na Igreja da Sé, no andar superior a obra de Vital Rifarto.
 Photo: Reprodução

Estação de São Bento 

Porto
Estação de São Bento com 20.000 azulejos retratando cenas de batalhas históricas. Photo: Off to Travel ©


Júlio Resende / Ribeira Negra 

Porto
Na arte atual dos azulejos está o imenso painel, Ribeira Negra (1984) de Júlio Resende, localizado no bairro da Ribeira.  Photo: Off to Travel ©

Outras atrações para colocar no seu roteiro em Porto são:

  • Livraria Lelo
  • Mercado do Bolhão
  • Casa da Música
  • Rua Santa Catarina, reduto de compras
  • Ponte Dom Luis I

Informações úteis