. . .

Bamberg: Caminhe pelas ruelas da Altstadt e conheça os monumentos que fizeram história para depois degustar o melhor da Alemanha

Guarde este nome. BAMBERG! A cidade Patrimônio Cultural da Unesco é uma obra de arte a céu aberto. Considerada a Roma Francônica, a cidade dos monges beneditinos está a apenas 65 Km ao norte de Nuremberg e 2 horas de carro de Frankfurt. E tem a Rauchbier, a cerveja defumada que é delírio para os amantes da bebida. 


Bamberg é cidade obrigatória em qualquer roteiro pelo país. Com arquitetura gótica renascentista, os casarões e monumentos permanecem intactos e extremamente bem conservados. Além do exagero de detalhes, o que  mais impressiona são as datas fixadas nos casarões ainda em funcionamento. Aqui, monumentos com 500 anos são bebês perto de construções como o Castelo de Alterburg e a Catedral Imperial de Bamberg, construídos em 1109 e 1237 respectivamente. Perca-se na Altstatd, passear por ela é andar de queixo caído o trajeto inteiro, sem exageros. Comece pela Lange Strasse, excelente ponto de partida para um café da manhã. A Obere Brücke é pertinho dali e no meio dela fica a Altes Rathaus, um dos cartões postais da cidade. Na Dom Platz está a famosa Catedral de Bamberg e a ótima vista do Rosengarten; outra vista que vale a pena é do Mosteiro de São Miguel, o Kloster Sankt Michael onde também está o Museu da Cerveja Francônica. Mas se está na cidade pelo roteiro etílico ficará satisfeito com o que vai encontrar por aqui. 

+ Vai viajar pela Alemanha? Que tal dicas da Ilha Mainau?

Bier Schmecker Tour 

O tour da alegria para os amantes da bebida é oferecido pelo escritório de turismo da cidade e inclui visitas ao Museu da Cerveja Francônica, vales para consumo da bebida em diversos pubs e cervejarias, mapa e uma caneca de souvenier. Geyerwörthstrasse, 5/bamberg.info

Beer bamberg

Seguindo pela Obere Sandstrasse as cervejarias surgem aos montes e logo perceberá que cerveja é coisa séria aqui em Bamberg. Berço da Rauchbier, a famosa cerveja defumada que atrai pessoas do mundo inteiro, a cidade possui mais de 50 variedades da bebida. E é na taverna de 1405, Schlenkerla, um patrimônio importante para a história da cervejaria mundial, onde se produz a famosa Aecht Schlenkerla Rauchbier. Outra cervejaria que produz este tipo de cerveja é a Brauerei Spezial, localizada na Obere Königstrasse, do outro lado do Rio Regnitz. Mas existem pelo menos outras 7 cervejarias com biergarten na cidade, quem sabe outro roteiro não seria um tour por todas elas? Só Deus sabe como as pessoas chegam ao final dele. Felizes, eu acho.

bamberg

Um mundo além das cervejas 

O ano 1004 da Bamberg Dom impressiona…

bamberg
A antiga Igreja do St. Michael e a abadia de Michaelsberg em Bamberg, Baviera, Alemanha

Da primeira contrução até hoje sua história inclui destruição por fogo em duas ocasiões, disputas arquitetônicas e a única tumba papal ao norte dos Alpes, de Clemente II. Na Altes Rathaus, o aglomerado de turistas denuncia a beleza e a essência da cidade na sua melhor forma, prepare a câmera. No Kloster St. Michael (Franziskanergasse, 2) as 600 espécies de plantas medicinais e flores pintadas no teto, junte isso com a vista panorâmica da cidade e terá um passeio inesquecível. 


Veja mais no Off to Travel: