O superlotado Centro do Rio vive como se houvesse a mecânica de uma Ferrari dentro de si. Congestionamento de carros e pessoas sempre atrasadas ao som de uma sinfonia insistente de buzinas. Mas se desacelerar o passo verá que entre tanto burburinho o Rio de Machado de Assis e as narrativas da época do Império estão aos montes espalhados pelas ruas e museus da cidade.
No Downtown carioca, entre o Píer Mauá e o Largo do Machado tem acervo para ser desbravado por um longo tempo. O óleo sobre tela de Francisco Aureliano de Figueiredo e Melo em o Último Baile no Museu Histórico Nacional conduzirá o espectador em um tempo onde a tecnologia se restringia a pincel, tinta e muito talento. O desafio? Tentar enquadrar em uma única olhada a imensa tela de 3 metros de altura e 7 metros de largura.
+ Vai viajar pelo Rio de Janeiro? Que tal dicas da Lapa e Santa Teresa?
Ali, no Museu de Belas Artes um acervo respeitável de expoentes do modernismo brasileiro como Tarsila do Amaral e Cândido Portinari. Se curte algo mais atual o sempre vale a pena Centro Cultural Banco do Brasil com exposições dinâmicas e modernas ganham a vez com cinema 3D, teatro e diversas salas de exposições.
Pertinho dali, na Avenida Visconde do Rio Branco, 44 está a tradicional Livraria Travessa, que aliada a impressionante arquitetura e ao excelente acervo concede a oportunidade perfeita para folhear as páginas de um livro na companhia de uma boa xícara de café. No Píer Mauá o futurístico Museu do Amanhã do arquiteto espanhol Santiago Calatrava provoca sensações de euforia ainda do lado de fora. E a lista é imensa, em um raio de 1,0 Km é possível desbravar importantes espaços do relato histórico do país através de óticas distintas.
Comer em Downtown Carioca – centro do Rio
E se lá pelas tantas a fome bater, as ruas do Ouvidor, do Carmo e o Beco dos Barbeiros são excelentes opções. Na Ouvidor, vá de Pomodoro; na do Carmo o Biergarten Il Piccolo Caffè, com fachada de azulejos portugueses, uma vitrine lotada de cervejas do mundo todo, muita comida alemã e um destaque merecido para a costela defumada digna de nota; no Beco dos Barbeiros o restaurante de 1947, o Escondidinho vale com certeza a parada para o chopp gelado e a costela defumada; não se intimide pela fachada e pelo beco estreito, permita-se sem susto.
Para o cafezinho com um pedaço de torta, a tradicional Confeitaria Colombo fecha com chave de ouro um dia de exploração e conhecimento.
Downtown carioca Downtown carioca Downtown carioca
Sim, é possível encontrar um caminho onde a arte e a cultura andam juntas lado a lado ou pelo menos a meia quadra de distância. Desbrave os encantos de Machado de Assis, a mente futurista de Santiago Calatrava e as pechinchas do Saara.
O Rio de Machado e da Bossa …
Para os amantes da literatura e da música o Rio tem roteiros onde a arte se manifesta em…
pontos e ruelas que estão encharcadas de história, sons e ritmos. O projeto Rio de Machado, através da Produtora 32 bits desenvolveu um aplicativo que percorre 81 endereços citados nas obras e 20 locais de rotina do escritor que vão muito além do Cosme Velho e Largo do Machado. É o romance entre Bentinho e Capitu de Dom Casmurro traçado em um percurso de 15 localidades; as Ruas de Mata Cavalos, atual Rua do Riachuelo e Rua das Violas, atual Rua Otoni são exemplos e ambas estão no Centro da capital. Já nos roteiros musicais o projeto da Livraria Travessa, o Travessa Rio divulga os caminhos que os diferentes estilos musicais e compositores brasileiros como Heitor Villa Lobos, Tom Jobim, entre outros percorreram na capital carioca.
Conheça mais em: https://travessario.com/