O silêncio fala alto por essas bandas onde o caminhar é deliciosamente devagar
Paraty foi fundada em 1667 já teve grande importância econômica para a região devido aos engenhos de açúcar (estima-se que mais de 250) conferindo o título de mais importante produtora de aguardente no Brasil Colônia. Hoje a cidade conta com apenas 7 alambiques, todos com o selo de indicação de procedência. No centro histórico, logo perceberá que a cultura da aguardente revela a alma de Paraty onde armazéns e empórios vendem a bebida em lojas dignas de serem fotografadas; as garrafas em miniatura são perfeitas como gifts de viagem. Na parte antiga da cidade as casas são bem preservadas e mantêm os símbolos maçônicos nas fachadas. Com ruas protegidas por correntes, carro aqui não entra; é a preservação do encanto colonial se expressando em alto e bom som. E por aqui não há melhor forma de conhecer o lugar se não desbravando cada canto por conta própria, aproveite que a cidade foi feita com esse propósito. Pequeno, o centro histórico se conhece em uma manhã despretensiosa. As ruas do Comércio, Dona Geralda, Da Lapa e da Aurora são importantes para guardar no roteiro, mas não se prenda a elas, muitos ateliês e restaurantes estão nas adjacentes.
Igrejas
Há quatro igrejas importantes para a história da cidade e cada uma destinada a uma classe social na época colonial – senhoras ricas, escravos, homens pardos libertos e assim por diante. A primeira delas Igreja Nossa Senhora das Dores (Rua Fresca) foi toda construída por mulheres; a Igreja Matriz (Praça da Matriz) é a mais importante delas e fica em frente a uma bonita praça. Para conhecer o seu interior é cobrada uma taxa. A terceira é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Rua do Comércio), frequentada por escravos, e a Igreja Santa Rita dos Pardos Libertos (Largo de Santa Rita), essa última é o cartão postal da cidade e mantém o Museu de Arte Sacra.
Pelas águas de Paraty e além
Os passeios de escunas pela baía são extremamente populares. Há barcos e escunas saindo às 11 da manhã da marina. Porém, se não curte a muvuca das excursões e quer um roteiro mais personalizado basta contratar uma embarcação no cais e montar um roteiro só seu. Nada melhor do que decidir quanto tempo ficar em cada praia e para que lado ir. As praias mais exclusivas fogem do roteiro badalado. Se quer algo do tipo, percorra as Ilhas Sapeca, do Algodão e da Cotia, para então terminar na Praia Santa Rita. Já o roteiro mais popular fica com as Praias Vermelha e da Lula, na Ilha Comprida, ambas verdadeiros aquários naturais. Prepare o snorkel!
Paraty Best Travel – Agentra & Costa Turismo – Paraty Tours
E se nas águas a beleza encanta, debaixo dela um mundo novo se revela. As ilhas dos Ratos, Comprida, Ganchos e Algodão são pontos de mergulho e os melhores do litoral de Paraty. Muitas agências oferecem pacotes e batismos, a Paraty Adventure é uma delas, mas existem outras pela cidade, é só escolher a sua.
Contudo, se não é da água ou quer partir para outras aventuras a cidade oferece trilhas de até 3 dias pelas belas praias de Laranjeira e Cajaíba. Outro roteiro famoso é o trekking pelo Caminho do Ouro, um roteiro histórico entre cachoeiras, alambiques e muito cheiro de mata. Imperdível.
Única. Assim se mostra a preservada Paraty. Entre um festival e outro a aura da pacata cidade encanta moradores e viajantes que buscam nela a tranquilidade e o charme colonial facilmente encontrado no centro histórico da cidade.
Photos: Offtotravel / Bigstock
Um mundo de festivais em Paraty
Os festivais que rolam por aqui…
São muito bem produzidos e trazem muita gente para cá. Destaque para quatro festivais que estão intimamente ligados a essência da cidade. A Festa Literária, a Flip, que acontece entre os dias 29 a 03 de julho com sessão de cinema, saraus, mostra de poesia e a Flipinha com programação voltada para o público infantil que é entusiasmo garantido tanto para os pequenos como para os papais. Tem também o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty de 11 a 14 de agosto com quermesses e música tradicional regional. Na Festa do Divino, procissões e danças típicas do folclore local de 06 a 15 de maio e o Bourbon Festival Paraty para os amantes do Jazz e R&B irem a loucura nos dias 20 a 22 de maio. Se estiver planejando viajar até a cidade nessas datas, procure hospedagem com antecedência
Veja mais no Off to Travel: