Petrópolis Os museus com os tesouros da monarquia, jardins a la Binot e uma história que insiste em nos acompanhar a cada passo dado no roteiro. Nos seus 172 anos de vida a cidade serrana já foi testemunha de fatos importantes no nosso país. O que dizer do dia 13 de maio de 1888 quando a Princesa Isabel assinou a Lei áurea, abolindo a escravatura de vez da história do país? E os mandos e desmandos da abastada família imperial que no seu acervo mantinha uma coroa de 639 brilhantes e 77 pérolas usada por Dom Pedro II, Palácio de Cristal encomendado por um marido apaixonado e jardins produzidos sob medida por Jean Baptist Binot com dezenas de espécies raras da flora brasileira e gramados vindos diretamente da França? Caprichos ou não o roteiro histórico está repleto de curiosidades a respeito da família imperial.
Pela cidade, são mais de 40 pontos a serem visitados. Mais alguns merecem destaque:
E o tem que ter no roteiro é o Museu Imperial. Uma miscelânea de pompa e mandos da mente criativa de Dom Pedro II, que viu nos ares da Serra um potencial refúgio para ele e sua família nos meses de calor da capital carioca. De piso em madeira corrida, o palacete possui relíquias impecáveis como o cofre em bronze e porcelana, presente de Louis Philipe, Rei da França para a irmã de Dom Pedro, Dona Francisca.
Apresentações culturais acontecem nos jardins do Museu e as charretes, no bom estilo colonial esperam os viajantes do lado de fora para um passeio pelas ruas do império. Outro destaque é o Palácio de Cristal, encomendado pelo Conde D’eu como presente para sua esposa, a Princesa Isabel. O palácio foi produzido na França e enviado ao Brasil de navio. O cartão Postal da cidade, a Catedral de São Pedro de Alcântara construída em 1925 no estilo gótico francês e alemão mantém a atmosfera imperial vivida na época tornando o passeio bem mais interessante. Não esqueça de visitar o Mausoléu Imperial, logo na entrada da Catedral, embaixo das esculturas em tamanho real estão os restos mortais de Dom Pedro II, Teresa Cristina, Conde D’eu e a Princesa Isabel.
O souvenir fica ao pé da escadaria, do lado de fora da Catedral se quiser preços camaradas ou na loja do Museu Imperial, a preços de realeza. Outros lugares como a Mansão da Família Tavares, Casa Ipiranga; O incrível Palácio Quitandinha, mais afastado do centro histórico e a Casa de Santos Dumont valem a visita.
Em Petrópolis, além do Imperial …
Petrópolis também oferece atrativos que vão além dos palacetes imperais. O Museu localizado na Alfredo Pachá, 166 é um deles. A Cervejaria Bohemia mantém nesse endereço o Museu da Bohemia, um lugar onde as etapas e processos da arte da cervejaria são esclarecidas com maestria. Para fechar com chave de ouro a degustação fica para o final do tour. Tire uma foto e personalize o rótulo com seu brasão, depois conheça a loja de cervejas e acessórios no local.
E se a cidade dá um show no roteiro histórico e etílico no de compras não é diferente…
Rua Teresa, o pesadelo dos maridos e motivo de saltos ornamentais por parte das mulheres. Um shopping a céu aberto com 2 km de lojas de roupas, acessórios e sapatos a preços de fábrica no atacado e varejo.
Mais afastado está o Bairro Bingen, com várias lojas de vestuário e acessórios e ótimos preços.
Veja mais no Off to Travel: