A capital do reggae foi fundada por franceses e invadida por holandeses. Tem arroz de cuxá no cardápio e Guaraná Jesus para espantar o clima tropical semi úmido predominante na região
Photos: I.C. Werschoor / Bigstock
São Luis Localizada na ilha de Upaon-açu, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar, a cidade é dividida pelo Rio Anil entre o novo e o antigo. De um lado temos uma São Luís de avenida larga cortando bares e restaurantes. Ali há prédios modernos, hotéis e uma excelente infraestrutura com a extensa Praia do Calhau e a Lagoa do Jansen, pontos de encontro de São Luis e uma das principais atrações da capital mas que em nada se parece com o outro lado da ponte.
Lá, do outro lado, os prédios são históricos e nem todos preservados, os azulejos são portugueses e vez ou outra aparecem em algum semáforo ou casarão perto dali.
Conheça as principais atrações de São Luis
Riquezas no centro histórico
Um exemplo é a Rua do Sol um ótimo ponto de partida. Dali desbrave em uma caminhada atenta (e em dias úteis, quando há mais movimento e as atrações estão abertas) até o Teatro Arthur Azevedo e o Museu Histórico Artístico do Maranhão.
Próximo dali existem tesouros que merecem toda atenção, como as Ruas Feira da praia, da Estrela e Portugal. Uma pincelada de cores e do cotidiano real da cidade e dos azulejos portugueses renderão ótimas fotos da capital.
Conheça as principais atrações São Luis
São mais de quatro mil imóveis tombados pelo Iphan e mais de mil são reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Mundial.
Outro destaque é a Casa das Tulhas, uma construção de 1820 que possui 70 lojas e é repleta de produtos regionais como cachaças do interior e a tiquira (destilado da mandioca). A avenida Dom Pedro II é outra região que merece sua atenção, ali a Igreja da Sé e o Palácio dos Leões, sede do Governo Estadual, com certeza valerão a pena. Depois, vá até o Ceprama, o Centro de artesanato do Estado. Não é dos melhores Centros do nordeste, mas os azulejos portugueses tão comuns como souvenir da terra você encontra lá.
Booking.comEm São Luis os bairros Renascença I e II, Calhau e Ponta da Praia concentram hotéis e restaurantes ao longo da Avenida dos Holandeses, localizada na parte “nova” da cidade. O aeroporto e a rodoviária ficam a 15 Km, na parte mais antiga e com infraestrutura mais precária.
Conheça as principais atrações São Luis
+ Vai viajar pelo Maranhão? Que tal dicas dos Lençóis Maranhenses?
Sabores do Maranhão
Açaí por aqui é Juçara; os sorvetes comuns são de tapioca, murici, bacuri e cupuaçu. O Cuxá é uma mistura de presença marcante nas receitas culinárias do Estado. A receita? Papa de farinha, camarão seco, gergelim, sal e vinagreira. Pelos restaurantes regionais é comum servir cuxá com arroz seguido de Pescada Amarela. Carne de sol, purê de mandioca, feijão de corda e baião de dois também fazem parte do típico regional. No mais, pizza se come com a mão e o Guaraná Jesus tem especiarias como cravo e canela na fórmula.
A cultura do Bumba meu Boi
Durante todo o mês de junho mais de 200 grupos folclóricos invadem a capital em tom de festa…
Os sotaques se mostram coloridos entre caboclos, índias, mutucas e vaqueiros. A festa tem origem nas vontades de Mãe Catirina e no fiel marido, Pai Francisco, que diante dos ávidos suplícios de sua mulher grávida atende o desejo matando um boi do seu senhor. Quando este descobre, obriga Pai Francisco a ressuscitar o bichento como forma de pagar pela atrocidade cometida. O que vem depois disso é lenda. Fora de época, a Fundação Sarney promove, em julho, o Vale Festejar com apresentações folclóricas até o anoitecer.
Veja mais no Off to Travel: