. . .

Com nascente nos glaciares do Finteraarhorn, a 4.275 metros de altitude, o rio Aar cruza os Alpes para se tornar o principal rio suíço, banhando inclusive sua capital, Berna, até desembocar no rio Reno. Mas durante todo o seu trajeto, nenhum trecho chama tanto a atenção como o Aareschlucht, ou cânion do Rio Aar, como é chamado o desfiladeiro pelo qual o rio passa espremido entre as cidades de Meiringen e Innertkirchen.

Em sua luta para sair da região alpina, o rio Aar, após descer encachoeirado pelo vale de Guttanem a Innertkirchen encontra, como última grande barreira em seu caminho, a extremamente resistente barreira de calcário jurássico de Kirchet. Para vencer esta barreira, o rio escavou o desfiladeiro de Lamm, mais conhecido como Aareschlucht.

Com uma extensão total de 1,4 km, o desfiladeiro apresenta-se limitado em alguns pontos por vertentes abruptas de 40 a 50 metros de altura, com paredões de rocha que parecem ter sido cortados a navalha, e paredes polidas que marcam a luta das águas para percorrerem seus meandros mais espremidos. Em alguns trechos a garganta é tão estreita que até mesmo uma criança teria dificuldades de atravessá-la.

O que precisa saber sobre visitação

A visitação de Aareschucht é realizada mediante pagamento, sendo todo o trecho do cânion desenvolvido sobre passarelas presas às suas paredes, incluindo trechos onde o percurso é realizado em túneis escavados na rocha, pois o cânion torna-se tão estreito que as passarelas por ele seriam de construção impossível.

O centro de atendimento ao turista possui estacionamento, loja e parque infantil para as crianças.

Cânion Rio Aare
O centro de visitação do complexo. Photo: Off to Travel 

Um ponto interessante a ser observado nos trechos mais estreitos é o efeito da erosão da água nas paredes rochosas do cânion. Como a água desce carreando sedimentos e pequenas rochas, nestes trechos estes materiais causam um grande efeito de abrasão sobre as paredes do cânion.

Cânion Rio Aare
O cânion do rio Aare tem sua rota acompanhada por passarelas em todo o trajeto. Photo: Off to Travel 

Como chegar no Cânion do Rio Aare

De carro

Para quem vem dos cantões de Uri ou Valais, as rodovias 6 e 11 são boas opções pois, além de te levarem ao destino esperado, permitirão ao motorista passar por alguns PASSOS SUÍÇOS de grande beleza. Um detalhe é que estes passos normalmente estão abertos somente durante o verão, pois a neve costuma torna-los intransponíveis em outras épocas do ano.

Já para quem vem de Berna ou Lucerna, a melhor opção é a autopista 8, seguida da rodovia 6.

Grimsel Pass, um dos passes disponíveis no roteiro de carro até o Cânion do Rio Aare. 

De trem

Também é possível chegar de trem à Aareschlucht. Neste caso, as saídas são possíveis de Meiringen ou Innertkirchen, e o passageiro deverá descer nas estações Aareschlucht West ou Aareschlucht Ost (cada uma fica em um extremo oposto do cânion). Neste caso, é possível descer em uma estação, percorrer o cânion e pegar o trem na estação do lado oposto do cânion.