. . .

Um dos momentos mais felizes do ano passado foram na Dinamarca, onde pude conhecer de perto os dias frios e as noites longas – O ar fresco e a beleza natural de tirar o fôlego me sustentaram mesmo depois do pôr do sol às 15h.

Uma viagem que começou a ser desenhada enquanto lia as primeiras páginas de O Segredo da Dinamarca de Helen Russel e foi arrematada com um bilhete escrito em letras garrafais “é pra lá que eu vou” quando na sequência li o manifesto dinamarquês para uma vida feliz – o The little book of Hygge, de Meik Wiking. Descobrir o segredo de como viviam as pessoas mais felizes do mundo era algo que minha ansiedade e um estado de melancolia crônica tinham urgência.

Na bagagem trouxe uma missão – manter uma atitude mais positiva, ao ar livre e mais desconectada em 2020 – e então o corona vírus apareceu.

O país não é uma perfeita utopia, enfrenta desafios como qualquer país de primeiro mundo :), mas acredito que a Dinamarca pode ser uma fonte de inspiração em como melhorar a nossa qualidade de vida, principalmente em tempos de confinamento.

E se essa não é a melhor hora para colocar as práticas de uma vida simples, feliz e sem stress, mesmo em confinamento, então eu não sei o que é.

Saiba que uma parte do globo se mantém, por conta dos invernos rigorosos, meses em confinamento TODOS os anos. O que para nós, seres viventes em terras tropicais é uma ideia impensável (pelo menos até agora), é realidade para muitos países.

Ok, não posso arrastar todo mundo do Brasil para a Dinamarca e nenhum de nós tem o controle sobre nossa descendência ou composição cromossômica. Mas algumas ideias podem ser colocadas em prática onde quer que você esteja.

Confira agora 10 dicas que aprendi com os dinamarqueses e que vão melhorar a sua qualidade de vida em época de quarentena.

Hygge é para todos – ficar aconchegado – um cafuné na alma

Hygge é um conceito dinamarquês para simplicidade e aconchego. É ficar confortável, quentinho. Ser hygge não tem nada de caro ou luxuoso. Lembre-se que as melhores coisas da vida são de graça.

1. Fique Hygge

Lembre-se dos prazeres simples da vida – faça um café nem que seja para você mesmo. Acenda uma vela, coloque uma boa música, coma alguns doces, faça um agrado para você.  Tá vendo? Você já está se sentindo melhor.

2. Presença – desligue os telefones

Esteja aqui e agora. Nada mais chato do que querer contar algo que aconteceu, uma fofoca ou simplesmente compartilhar um pensamento e o outro (a) dividir a atenção com o celular.

 Desligue os eletrônicos por um tempo e esteja presente.

3.Compartilhe – nós ao invés do eu

Dinamarca - Off to Travel

Construa relacionamentos e narrativas – “você se lembra do tempo em que nós…” O tempo que investimos no outro cria uma atmosfera de aconchego e de amizade, mesmo com os membros da casa. De certa maneira é como se fosse um grande abraço, mas sem a parte do contato físico. É a arte de expandir a sua zona de conforto e incluir uma outra pessoa.

4. No drama – harmonia

Dinamarca - Off to Travel

Deixe assuntos desagradáveis ou assuntos polêmicos para discutir depois da quarentena. Discuta política e religião, ou assuntos que tragam a terceira guerra mundial para o seu lar em outro momento.

5. Leia um bom livro

Dinamarca - Off to Travel

Qual livro faz você esquecer do mundo? Encontre um e coloque ele na lista do kit de emergência para ficar em casa. Há uma infinidade de livros digitais para àqueles que não se importam em ter o livro em mãos, e em época de confinamento, muitos liberaram o acesso. É encontrar uma boa posição no sofá e se aventurar nas páginas de um livro.

6. Use o corpo – Invista em você

Dinamarca - Off to Travel

Pedale, corra, pule, dance, faça sexo! Usar o corpo não só libera a endorfina, mas deixa você mais atraente. Seguindo a mesma ideia dos livros, há muitos vídeos no YouTube para quem quer treinar sem academia, com treinos para todos os níveis, de graça, esperando para ser visto. Sem preguiça!

7. Valorize a família

Dinamarca - Off to Travel

Para os povos escandinavos, a família vem em primeiro lugar. Manter contato com os parentes e cumprir certos rituais são coisas que podem fazer você se sentir mais feliz, então faça os dois. Sua família não coopera muito? Crie a sua própria família com os amigos.

8. Jogue – jogos de tabuleiro

Dinamarca - Off to Travel

Quando crianças, brincamos, pulamos, corremos, vivemos! E quando chegamos na fase adulta tudo isso parece não fazer mais sentido, a ansiedade é a nossa melhor “pior” amiga e as insônias acompanham em uma dança mal coreografada noite adentro. Mas não precisa ser assim. Brincar é considerado uma ocupação valiosa em qualquer idade. Então comece a montar, a desenhar, pintar – quanto mais bagunça melhor, é hora de extravasar. Os jogos de tabuleiro são uma ótima ideia para se divertir em família e passar o tempo.

9. Casa arrumada: De atenção à estética

Dinamarca - Off to Travel

Torne a sua casa o mais bonito possível. Essa é a sua casa, local de paz e segurança. Cuide dela. Você se lembra da síndrome da janela quebrada, em que o estado dos lugares que parecem abandonados pioram? O contrário também se aplica.

10. Gratidão

Dinamarca - Off to Travel

O confinamento pegou muita gente de surpresa. E se para uns tem sido uma experiência de aprendizado e crescimento pessoal, para muita gente tem sido uma prova e tanto para os relacionamentos e afins. Administrar toda essa mudança pode não ser fácil, mas lembre-se – Não será para sempre. Viva o aqui e agora!

Veja mais no Off to Travel: