No meio das colinas de Castilla surge a cidade das pedras e cores quentes, Segóvia.
Fundada por tribos celtas e ocupada por romanos em 80 a.c. Segóvia sempre teve um ar de cidade lendária. Considerada desde 1985 Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a cidade tem como símbolo maior o El acueducto, o aqueduto construído inicialmente pelos romanos com 894 metros e uma façanha da engenharia, com quase 20 mil blocos de granito em tamanhos diversos sobrepostos sem utilizar nenhuma gota de argamassa. Imponente, o aqueduto fica todo iluminado ao anoitecer e é o ponto de partida para explorar os encantos da cidade.
Roteiro histórico de Segóvia
A parte histórica e suas atrações acontecem do lado de lá do símbolo da cidade. Fácil de ser percorrida a pé, Segóvia se conhece caminhando, há muito acontecendo nas praças, igrejas e nas ruas da cidade.
E por lá uma atmosfera medieval hispânica toma conta, onde belas praças, torres altas, fossos fundos, arcos e um castelo que serviu de inspiração para contos infantis fazem parte do menu de atrações que a cidade tem a oferecer.
O Alcázar é um deles. Fortificado pelos romanos, foi muito bem cuidado pelo tempo. As salas que guardam os tesouros da era islâmica serão capazes de ocupar algumas horas do seu roteiro. Há praças, parque infantil e o café Alcázar nos arredores do castelo. A vista da cidade do alto de seus pináculos também vale a pena ser registrada.
As igrejas
Outro ponto de destaque e que merece uma parte em seu planejamento é o roteiro eclesiástico. A rainha das igrejas, a Iglesia de Vera Cruz foi construída pelos reis templários no século 13 e por muito tempo guardou um pedaço da Vera Cruz (a cruz verdadeira).
Há outras igrejas com importância histórica e bela arquitetura românica como a Iglesia de San Millan, a Iglesia de San Martin e a Iglesia de San Miguel.
Já a mãe de todas, a Catedral de Santa Maria, está no coração da cidade, a Plaza Mayor, e seu sóbrio interior guarda um imponente órgão e 20 capelas menores. Há um claustro gótico encantador e um Museu de arte religiosa muito atraente para quem é devoto.
Comer e comprar em Segóvia, o que tem por lá!
Em tempos de sol e sem chuva os lugares mais óbvios para comer em Segóvia são a Plaza Mayor e a Plaza San Martin, com suas mesinhas simpáticas espalhadas por toda a praça.
A calle de la Infanta Isabel é uma rua conhecida e vira e mexe vira protagonista principal nas conversas sobre bons restaurantes e ótima comida local. Para provar o prato carro chefe da culinária segoviana tente o Restaurante José Maria e o seu o Cochinillo de Segovia, um leitão macio e saboroso, fatiado de forma peculiar pelos garçons na frente dos clientes. A porção não é tão generosa e o preço é meio salgado, mas vale a pena.
Já na calle de Isabel La Catolica, 2, pertinho da Plaza Mayor, a pastelaria Limón y Menta guarda um dos tesouros da gastronomia segoviana, o Ponche de Segóvia. Bem diferente dos ponches de festa, esse é um bolo com sabor limão coberto por marzipã e açúcar confeiteiro com um leve toque defumado. Experimente!
Outra Calle importante para quem quer ver gente do mundo todo e também para fazer umas comprinhas é a conhecida pelos locais como Calle Real, mas que no mapa irá encontrar como Calle Juan Bravo, a rua que liga a Plaza Mayor ao Aqueduto.
A Calle Real é uma movimentada passagem de pedestres repleta de restaurantes e lojas, como a francesa La Cure Gourmande para quem ama doces bem feitos e a tem de tudo do universo feminino, Ale Hop. Para jogos educativos e brinquedos de madeira de qualidade, tente a loja EurekaKids na Calle Independência, 3.
Há lojas de bebidas, que oferecem o famoso vinho azul espanhol e ateliês de arte como do artista Estuardo Alvarez na Calle Marques del Arco, caminho para o Alcazar.
Espanhóis produzem o primeiro vinho azul do mundo, ainda não comercializado no Brasil. Ao lado, a arte do ilustrador espanhol Estuardo Alvarez. Off to Travel ©
8 Atrações em Segóvia – O que não pode faltar no seu roteiro
Há muito para ver em Segóvia, mas algumas experiências são obrigatórias na sua passagem pela cidade.
Anote aí as atrações imperdíveis.
1) El Acueducto
Construído em 50 d.c. o aqueduto possui 163 arcos e mais de 20 mil blocos de granito sobrepostos sem utilizar argamassa. Parte de um complexo sistema de canais e aquedutos subterrâneos, hoje é o principal símbolo da cidade de Segóvia.
2) Plaza Mayor
A Plaza Mayor é o coração da cidade, repleta de prédios ecléticos e cafés a céu aberto, abrigando boa parte das atrações de Segóvia.
3) Igrejas Castelhanas
As igrejas de Segóvia guardam histórias da época dos templários, como a Iglesia de Vera Cruz (foto), e uma arquitetura única, onde o toque segoviano e o estilo românico e mudéjar fazem parte das construções eclesiásticas.
4) Alcázar
Seu nome é derivado de al-qasr que em árabe significa fortaleza. Reconstruído no século 13, o grande castelo com torres pontudas e fosso fundo serviu de inspiração para o castelo da Bela Adormecida de Walt Disney. Hoje, o Alcazar de Segóvia é uma das atrações mais visitadas da cidade.
5) Catedral de Santa Maria
Importante expressão da arte gótica na Espanha, a Catedral de Santa Maria levou 200 anos para ficar pronta. Ao todo, são 3 naves e 20 capelas menores. Localizada no coração da cidade, a Plaza Mayor, essa atração é muito visitada por turistas e entusiastas da arte sacra.
6) Plaza de Medina del Campo
Logo depois da Plaza Mayor, fica a Plaza de San Martín, uma pequena e movimentada praça onde vira e mexe ocorrem apresentações. Há estátuas de Torreon de Lozoya e Juan Bravo e a Igreja de San Martín, cuja capela em estilo gótico flamengo é uma das remanescentes românicas em estilo mudéjar na cidade.
7) Palácio Real de la Granja de San Ildefonso
O rei de Bourbon Felipe V escolheu La Granja para ser uma versão do palácio de Versailles e ao conhecer o local não é difícil imaginar o porquê. Famosa por suas 28 fontes espalhadas pelos caprichosos jardins do castelo, é possível ver todas em ação três dias da semana (quarta-feira, sábado e domingo). O Palácio Real foi restaurado em 1918 e é composto por 300 cômodos. Partindo da rodoviária principal de Segóvia, ônibus fazem o trajeto de 20 minutos até La Granja.
Para mais informações acesse: patrimonionacional.es
8) Mosteiro de Santa Maria del Parral
Belo mosteiro nos arredores da cidade, com um grande e tranquilo jardim. A vista sobre a muralha da Catedral e do Alcázar são espetaculares. Aos domingos os monges conduzem a missa gregoriana ao meio-dia.