A clássica jornada pelo Lago Nahuel Huapi tem início em Puerto Pañuelo. Já no começo, o cenário se mostra entre florestas valdivianas, lagos glaciais e montanhas nevadas – antídoto perfeito para a apatia urbana.
Lago Nahuel Huapi O tom do passeio acontece entre risadas e brincadeiras dos animados guias que contam histórias e curiosidades do roteiro entretendo os turistas a bordo do catamarã. A primeira parada, Puerto Quetrihue, é porta de entrada para o Bosque Los Arrayanes, que está inserido no Parque Nacional Los Arrayannes, a reserva natural que protege a espécie. No extremo sul da península Quetrihue exemplares de até 15 metros de altura e algumas com mais de 500 anos permeiam as passarelas de madeira entre senderos de curta e longa duração. De toque frio e liso, o tom canela deixa tudo com ar outonal, aliado ao vento patagônico que se junta a península confere o quadro perfeito para se aninhar em algum banco, curtir a paisagem única e tomar um chocolate quente. O bosque é tão especial que serviu de inspiração, dizem os locais, para Walt Disney criar os cenários de Bambi.
A segunda parada acontece em Puerto Anchorena, em Isla Victoria. Com 31 km² a ilha é protegida pelo Parque Nacional Nahuel Huapi e já foi habitada por indígenas, o que explica as pinturas rupestres pelo caminho. Com a câmera na mão, olhar atento e caminhar preguiçoso é hora de curtir o tempo não passar entre as trilhas e praias de águas verdes e cristalinas.
+ Vai viajar pela Argentina? Que tal dicas de Bariloche?
Para chegar lá!
A única forma de chegar à Isla Victória é de catamarã via Puerto Pañuelo, principal ponto de onde saem as embarcações.
Porém, para chegar ao Puerto, existem duas opções:
A primeira, é efetuar a reserva do passeio completo junto à uma agência no centro da cidade, de forma que o trecho Bariloche-Puerto Pañuelo sejam realizados em van da agência.
A segunda é realizar o trajeto até o Puerto Pañuelo em veículo próprio. Neste caso, basta acessar a avenida 12 de Octubre (a avenida beira lago) e seguir a mesma até o ponto onde fica o famoso Hotel Llao Llao (mesmo trajeto do circuito Chico) onde, em frente ao mesmo, situa-se o Puerto Pañuelo, com estacionamento próprio no local.
A região dos Lagos está repleta de motivos para que a natureza dê o seu recado. Perceberá isso quando o vento gelado soprar, o aroma das árvores perfumar o ambiente e o verde e cristalino de suas águas saltar aos olhos. É a natureza pura e simples se apresentando na sua melhor forma.
Photo: Offtotravel ©
Veja mais no Off to Travel: