A imersão no mundo de Andersen começará na sua infância.
Se você cresceu lendo contos de fadas quando era criança, é provável que tenha conhecido a obra do autor dinamarquês Hans Christian Andersen. Andersen deixou sua marca no gênero infantil entre tantos estão o conto A Pequena Sereia, O Patinho Feio, Soldadinho de Chumbo e muitos outros. Agora, mais de um século após sua morte, os fãs de sua obra podem aprender mais sobre o autor em uma imersão no mundo de H.C. Andersen’s House, um museu inspirado em contos de fadas dedicado ao autor. Localizado na cidade onde Andersen nasceu, Odense/Dinamarca, o museu será inaugurado em junho de 2021. De acordo com o Lonely Planet, os arquitetos Kengo Kuma and Associates se inspiraram no conto de fadas A caixa de fósforos (The Tinderbox em inglês) para H.C. Casa de Andersen. “A ideia por trás do projeto arquitetônico se assemelha ao método de Andersen, onde um pequeno mundo de repente se expande para um universo maior”, explicou Kengo Kuma ao Lonely Planet.
“O universo artístico de Hans Christian Andersen é fantástico, porque inverte a maneira como você imagina esse mundo que pensava conhecer, mas sem colocar nada mais em seu lugar”, disse o diretor criativo do museu, Henrik Lübker.
“Seus contos de fadas não apontam para uma verdade universal, mas sim para o aberto – para a peculiaridade e multiplicidade do mundo. No novo museu, mantemos essa ambiguidade usando as próprias estratégias artísticas de Andersen como ponto de partida para como o jardim, a casa e a exposição foram todas modeladas, assim como pelas inúmeras contribuições artísticas que também farão parte do museu. ”
Para obter mais informações sobre H.C. Casa de Andersen, visite o site oficial do museu.
Veja mais no Off to Travel: