. . .


Com lagos cristalinos, trilhas e paisagens dignas de cartão postal; seja para apreciar a natureza ou para praticar esportes ao ar livre, Huerquehue com certeza surpreenderá em todos os sentidos. 


Destaque entre os parques do Chile, o Parque Nacional Huerquehue é de longe a experiência que todo amante do trekking deveria ter no currículo. Fugir da apatia urbana já é um respiro para a alma; fazer isso em um parque chileno é colocar todo o seu lado sensorial para trabalhar na máxima eficiência. Pelo caminho a quietude, que vez ou outra é interrompida pelo som de algum pássaro mergulhando nos lagos cor de esmeralda. O cheiro de mata molhada faz cama para as centenas de espécies de árvores aromáticas – é a quinta essência em aromaterapia, e tal qual o método terapêutico produz efeitos calmantes e purificadores do espírito, assim também o é em meio aos bosques encontrados pelo caminho. E tudo isso acontece em meio a trilhas que testam a sua habilidade física em todos os níveis. É para ter essas experiências que você chegou até aqui!

Encontrará pelo caminho muitos casais, de maioria europeia, viajando com os pequenos em mochilas nas costas e crianças maiores fazendo o percurso.  As trilhas Ñiricco e Los Lagos são indicadas para quem está com crianças ou está no nível take it easy em caminhadas. 

Parque Nacional Huerquehue

Segundo Mirador, na trilha Los Lagos – © Felix Ledesma

O que esperar do Parque Nacional Huerquehue

A reserva de 125km2  abriga uma lista interessante de espécies e animais curiosos como o pudu, o menor veado do mundo e as arañas pollitos, aranhas parecidas com a Tarantula e que costumam aparecer no outuno. Outros animais como os esquilos você encontrará com facilidade pelas trilhas do parque.  

O parque tem espaço para camping, pic nic e pescaria, além dos senderos, é claro. A área e conservação do parque são bem estruturados e administrados pela CONAF, um órgão criado pelo Ministério da Agricultura para administração de parques e reservas naturais do país.

+ Vai viajar para o Chile? Que tal dicas de Pucón? ​

Clima na região do Parque Nacional Huerquehue

Existem basicamente dois climas em Huerquehue, um mais quente e seco e outro mais gelado por causa da altitude; os meses mais chuvosos estão entre maio a setembro.

Na recepção guias indicam as melhores trilhas de acordo com o condicionamento físico de cada pessoa e o que encontrará pelo caminho. A dica preciosa é não subestimar o conselho do guia quanto ao nível das trilhas. Los Lagos por exemplo, é uma trilha que acontece em subida e se não quiser ficar no meio do caminho tentando achar o que restou de você, escute o guia!

Se gosta de planejar com antecedência o seu roteiro o CONAF disponibiliza um e-mail para entrar em contato. Quando planejamos a viagem da equipe para o Parque os e-mails foram respondidos em até 48 horas. Vale a pena construir o roteiro com informações direto da fonte, como média de clima para a época da viagem, situação das trilhas e preços.

pnhuerquehue@gmail.com / parque.huerquehue@conaf.cl

Dicas úteis

  • Dirija com cuidado e esteja atento com a velocidade em estrada de rípio.
  • Possui estacionamento gratuito 
  • As empresas  JAC e Buses Caburga, ambas em Pucón -Palguín . 555, fazem o trajeto até o parque.  
  • Horário de funcionamento do parque:
  • De segunda a domingo das 08:30 às 18:00

Entradas e ingressos 

  •  O parque possui duas estações, uma na entrada que é a administração e outra perto da trilha Los Lagos.
  •  Chegando lá é preciso carimbar o ticket para controle da CONAF.
  • Pagamento somente em espécie, não aceitam cartões. 
Booking.com

Parque Nacional Huerquehue