. . .

Essa bucólica cidadezinha do interior do Estado de Baden-Württemberg possui um dos mais belos jardins da Alemanha. Perca-se nos caminhos floridos e sinta-se como no filme O jardim Secreto. Mas vá além. Surpreenda-se com a quantidade de receitas com o queridinho dos alemães na primavera, o aspargo. Visite a feira livre ao entardecer, com morangos doces e colhidos no tempo que só a precisão alemã é capaz de produzir.


Schwetzingen Localizada a 78 km de Frankfurt, a pequena cidade com um pouco mais de 22 mil sortudos habitantes é organizada e muito civilizada, qualidades não raras em vilarejos e cidades pequenas do país. E lá tem um castelo. E ele é lindo. Mas mais lindo que o castelo são os muitos caminhos floridos que de forma simétrica escondem monumentos com nome de deus grego, fontes e labirintos que mais lembram cenas do filme o Jardim Secreto. A melodia que embala o passeio fica por conta da sinfonia entoada pelos pássaros e as notas das águas de alguma fonte ou chafariz perto dali.  

Não me entenda mal, passear pelo castelo é uma experiência incrível, mas andar pelos seus idílicos jardins é algo que faz bem à alma. Desenhado por Nicolas de Pigage e Friedrich Ludwig von Sckell, de contornos regulares e precisamente simétricos o jardim foi ampliado no final do século XVIII com várias áreas paisagísticas e outros minijardins.

Booking.com

Os templos, localizados na parte posterior do castelo valem a caminhada até eles. Vá até o templo de Mercúrio e de lá tire a foto da Mesquita, o Moschee com lago, sua imagem refletida em suas águas deixa tudo mais bonito. Mas não pare por aí. Explore cada caminho, cada entrada de flores, cada fonte em estilo barroco que encontrar. Verá que o Schloss de Schwetzingen vai muito além das paredes do castelo. 

Contudo, fora de seus portões e de toda a aura bucólica dos jardins a cidade tranquila tem ótimos restaurantes e um fim de tarde bastante doce, quando na feira livre que acontece na Schlossplatz, cestinhas charmosas com morangos, cerejas e mirtilos se exibem faceiras à espera do próximo cliente.

+ Vai viajar pela Alemanha? Que tal dicas de Nuremberg?

Outro carro chefe na temporada de abril a junho é o aspargo. Figura principal no Festival Spargel, o vegetal rendeu rota própria pelo país e pratos inusitados. A Pfannkuchen mit Spargel, panqueca de aspargos em alemão é um prato digno de ser degustado.

Para curtir o ócio vá para a Mannheimer Strasse e sente-se em algum charmoso Café, passe algum tempo por ali, entenda como a cidade funciona, como são os moradores dali; não se preocupe em olhar tudo, muita gente faz isso. E é por ali que o comércio acontece, então boa parte do que pode precisar é provável que encontre.

Destaque para as lojas de chá e a Müller, uma loja de departamentos da Alemanha que tem de tudo e com ótimos preços. Fácil encontrar cd’s de rock clássico internacional a 5 euros, o difícil é sair de lá de mãos vazias.

Caminhar pelos jardins do Schloss Schwetzingen é um presente que fará bem a alma. Fora dos seus portões a organização, a boa culinária e a graciosidade da pequena cidade alemã se mostram como boas anfitriãs a quem ousa desbravá-la.    

Photo: Offtotravel

Fotos: Offtotravel / Bigstock

Na primavera é a vez do Spargel 

A rota do aspargo começa em Schwetzingen e termina Scherzheim…

Schwetzingen

São quase 136 Km de festival onde o vegetal pode ser degustado em uma infinidade de pratos. Em meados de abril as feiras locais e os restaurantes já começam a oferecer essa delícia culinária – panquecas, tortas, cremes e tantas outras formas de preparo podem ser conhecidas nos restaurantes ao longo da rota.


Veja mais no Off to Travel: