. . .

Não se visitam cavernas por acaso. Ali tudo é diferente, belo e novo. Como se fosse a última fronteira do nosso planeta. Pode-se adentrar em um mundo sem pegadas e sem vestígios e experimentar um prazer incomum.

Nesse mundo não há estações do ano, mas há em abundância sombras, escuridão e muito mistério. Como se estivesse vivendo um capítulo da aventura de Júlio Verne em Viagem ao Centro da Terra, nossa imaginação pequena diante de estalactites e cristais que imitam flores cresce em toda direção onde a luz desistiu de chegar.

Confira o fascinante e misterioso mundo das cavernas.

1.Reed Fleute, China

©iStok

Formada por erosão hídrica a longo prazo e por deposição de carbonatos. Reed Flute recebeu esse nome dos juncos verdejantes que crescem fora dela, com as quais as pessoas fazem flautas. Por dentro, há um mundo espetacular com várias estalactites, pilares de pedra, formações rochosas e iluminação colorida.

2. Crystal Caves, Islândia

© Örvar Atli Þorgeirsson

A Islândia mantém um portfólio de respeito quando se trata de cavernas. Selecionamos uma dentre muitas, a Crystal Caves. Uma das cavernas de gelo mais famosas da Islândia – também é a maior do Parque Nacional Vatnajökull. Para chegar lá, você precisará pegar um jipe ​​na geleira. Esta caverna recebe o nome do gelo cristalino de que é composta e é uma das mais bonitas do país.

3. Glowworm Caves, Nova Zelândia

©iStok

Waitomo Glowworm Caves é uma caverna em Waitomo na Ilha Norte da Nova Zelândia. Conhecida por sua população de vagalumes, uma espécie de pirilamida que iluminam o céu da caverna, deixando tudo mais teatral. Esta caverna faz parte do sistema Waitomo Caves, que inclui a Caverna Ruakuri e a Caverna Aranui.

4. Caverna de gelo Mutnovsky, Rússia

© Florian Wizorek

A caverna de 800 metros de comprimento foi formada por um riacho que flui através de campos glaciais no fundo do vulcão. A passagem é geralmente muito pequena para entrar, mas a queda de neve leve e um verão excepcionalmente quente criaram essas cavernas enormes com um teto quase transparente, que lembra um vitral de uma catedral.

5. Caverna de Melissanthi, Grécia

©iStok

Chamada de caverna das Ninfas, a caverna tem 3,5 km de extensão, 40 m de largura e 36 m de altura. A chegada até o lago é por um túnel subterrâneo. A visitação é toda de barco, com um guia para acompanhar. O lago subterrâneo azul turquesa da caverna de Melissanthi é um belo passeio para os turistas que vão à ilha da Cefalônia.

6. Grutas de Drach, Espanha

©iStok

As cavernas de Drach são quatro grandes cavernas que estão localizadas na ilha de Maiorca, Ilhas Baleares, Espanha. Um dos passeios mais surpreendentes da Ilha com o concerto no “lago Martel” sendo oferecido desde o ano de 1935 e é composto por peças de música clássica.

7. Geleira de Mendenhall, Estados Unidos

©Mark Kelley

Glaciar Mendenhall tem aproximadamente 19 km de comprimento situado no vale de Mendenhall, próximo a Juneau, Alasca. De coloração azul turquesa, resultado da forma como a luz irradia sobre o gelo, as cores da são absorvidas pelo gelo, deixando as ondas azuis ainda mais brilhantes.

8.Phraya Nakhon, Tailândia

Uma das paisagens mais fotogradas da Tailândia certamente é a caverna de Phraya Nakhon, na província de Prachuap Khiri Khan, a cerca de 45 minutos de carro ao sul de Hua Hin. Esta impressionante caverna está localizada dentro do Parque Nacional Khao Sam Roi Yot e, chegando à caverna, você terá vistas magníficas de praias, montanhas e florestas.

9. Grutas de Han, Bélgica

As Grutas de Han consistem em um conjunto de grutas subterrâneas em Han-sur-Lesse, vilarejo no município de Rochefort, na Bélgica. As grutas estão situadas acima do rio Lesse nas Ardenas belgas. Fazer o passeio nas Grutas de Han é uma das experiências obrigatórias no país. Os três quilômetros de galeria permitem descobrir cavidades impressionantes: o soberbo Minarete, o enorme Salle du Dôme e sua nova iluminação. A apresentação de final de luz e som, a Origem de Luc Petit, são perfeitos para um final de passeio fascinante e misterioso.

10. Aven Armand, França

© Wikimedia Commons

Situada no planalto calcário de Méjean, esta caverna, que na verdade trata-se mais de um abismo, demonstra ao visitante todo o esplendor que o mundo subterrâneo pode oferecer. Descoberta em 17 de setembro de 1.897, por Louis Armand, ela é formada basicamente por único e imenso salão, com uma altura superior a 100 metros, dentro da qual caberia facilmente a Catedral de Notre Dame, de Paris. Esta incrível criação da natureza abriga uma floresta única composta por mais de 400 estalagmites, entre as quais a maior até hoje encontrada no mundo, com mais de 30 metros de altura.

11. Eisriesenwelt, Áustria

© Eisriesenwelt GmbH

O Eisriesenwelt (alemão para “Mundo dos Gigantes do Gelo”) é uma caverna de gelo de calcário natural localizada em Werfen, na Áustria, cerca de 40 km ao sul de Salzburgo. É a maior caverna de gelo do mundo, com mais de 42 km de extensão. Criada pelo rio Salzach suas passagens corriam nas montanhas há quase 100 milhões de anos. No inverno, quando o ar dentro da montanha é mais quente do que fora, o ar frio flui para a montanha e reduz a temperatura das áreas mais baixas das cavernas para abaixo do ponto de congelamento.

12. Abismo Anhumas, Brasil

O Abismo Anhumas é uma caverna localizada a 23km da cidade de Bonito, no Estado de Mato Grosso do Sul. A caverna está localizada no Vale do Anhumas, conhecido por concentrar belas cavernas como a Gruta do Lago Azul e Nossa Senhora Aparecida.


Veja mais no Off to Travel:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *