. . .

Caminhar pelas ruas de Nuremberg de um ponto a outro é refazer os passos de uma história que marcou a humanidade de forma dramática. De Sebald a Lorenzer, o norte a sul da Altstadt é prato cheio para conhecer in loco acontecimentos marcantes da Segunda Guerra, mas é também uma forma de confirmar a determinação e a superação do povo alemão.


O ano era 1933, ali, na Hauptmarkt, a famosa praça no coração de Nuremberg, o mundo assistiu aos primeiros sinais da radicalização do Partido Nazista. Neste ano, autores como Erich Maria Remarque e Karl Marx foram considerados subversivos à ideologia e seus livros queimados bem ali, na praça central. A ideologia inflamada de Hitler só teve fim no dia 2 de janeiro de 1945, quando aviões da força aliada reduziram a cidade a pó e o Tribunal Penal Internacional foi instaurado para julgamento dos crimes de guerra e contra a humanidade. Mas os anos passaram e hoje Nuremberg tem novos ares.

+ Vai viajar pela Alemanha? Que tal dicas de Munique?

A rápida reconstrução da cidade e a transformação de 10 milhões de toneladas de escombros em monumentos que vemos hoje é um exemplo de determinação. Boa parte dos destroços foram utilizados na reconstrução dos prédios originais.  É literalmente juntar os cacos e colá-los novamente. De certa forma, a cidade voltou ao tempo em que a guerra  não os afligia e imprime hoje a sua identidade medieval em cada canto da Altstadt. O rio Pegnitz divide o centro histórico entre os bairros Sebalder, ao norte e Lorenzer, ao sul, ambos referência a duas importantes igrejas localizadas na Altstadt.  As muralhas de defesa que circundam os dois bairros têm 4 km de extensão e nas suas proximidades existem outros bairros interessantes. O Gostenhof é o mais movimentado e multicultural, conhecido pela sua diversidade étnica. No bairro Nordstadt as vilas do século XVII fizeram morada e as casas burguesas dão o tom ao bairro. 

Booking.com

Hauptmark 

E para quem gosta de história é tiro certo ficar na região da praça principal, a Hauptmarkt – são mais de 20 atrações que se bem visitadas ocuparão dois dias do roteiro. Destaque para a Schöner Brunen, a bela fonte do século 14 com figuras que representam o Sacro Império e que ganharam vida e muitas cores pelas mãos de Heirich Beheim em 1385. A Pfarrkirche Unsere Liebe Frau, a Frauenkirche é a mais antiga igreja gótica da Baviera e tem toda atenção voltada para ela quando ao meio dia sua fachada exibe o espetáculo Männleinlaufen onde sete príncipes eleitos desfilam em torno do imperador Carlos IV ao som das badaladas.

Igreja de Nuremberg com fonte na Alemanha Francônica

O museu de brinquedos antigos Spielzeug Museum traz uma geração de brinquedos antigos e um clima de nostalgia no ar. Seguindo pela Schustergässe está a Rathauplatz, o endereço mais sombrio da cidade onde as masmorras medievais Lochgefangnisse serviram de testemunha para o macabro e inimaginável corredor da morte com 12 celas e câmara de tortura e que hoje abre as portas para os corajosos visitantes. Caminhando mais 5 minutos está o Kaiserburg, o castelo medieval marco inicial da cidade de Nuremberg possui a melhor vista da cidade a partir do Sinwelturm.

A segunda maior cidade da Baviera mantém atrações entre o novo e o antigo com direito a intensa vida noturna e cerveja preta que nem café. Dos cartões postais com imagens da época da guerra vendidos aos montes nas igrejas góticas da Altstatd ao museu e parque da Playmobil o tour pela cidade é animado e cheio de conhecimento, para qualquer idade. 

Photos: Offtotravel / Bigstock

Nuremberg para baixinhos 

A cidade possui atrações de peso para os pequenos. De museus a playground os espaços são bem pensados e garantem diversão até para os papais.

Museu Deutsche Bahn – DB

O museu explora o lado bem sucedido do sistema ferroviário alemão com locomotivas e vagões do século XIV e a incrível Versailles dos trilhos de Ludwig II, uma carruagem em estilo rococó que faz jus às sandices do rei excêntrico. Para quem está com crianças, as estações interativas, os simuladores e o playground garantem a diversão. 

Playground dos sentidos 

Estações interativas que ensinam as leis da natureza e o corpo humano. 

Playmobil 

São 21 atrações espalhadas por 90 mil metros quadrados. Projetado para  testar as habilidades física, motora e a criatividade dos pequenos o complexo é bem estruturado. Um lugar para brincar, explorar e experimentar.  

Nuremberg

Reichsparteitagsgelände, o must have no roteiro histórico

Cerca de 4 km da Altstatd…

Está o Reichsparteitagsgelände,  atração tem que ter no roteiro de todo viajante interessado nos relatos históricos da primeira e segunda guerra mundial. Um lugar onde o contexto histórico ganha vida. O Kongresshalle carregou a pretensão de superar o Coliseu em Roma; no Dokumentationszentrum a passarela de vidro que corta o complexo até a sala do Congresso examina a ascensão de Hitler e os julgamentos de Nuremberg; locais que antes serviram de palanque para o discurso de fúria hoje são parques e palcos para eventos e shows de rock. 


Veja mais no Off to Travel: