. . .

Baden Baden: A bela cidade tem seus caminhos em meio a jardins floridos, fontes rejuvenescedoras e cenários espetaculares

A cidade que é fonte de águas com promessas de juventude tem atraído pessoas do mundo inteiro 


Baden-Baden Com casas a la Art Nouveau, boutiques classe A, hotéis cinco estrelas e spas, a cidade mais charmosa da Floresta Negra, Baden Baden, carrega um ar de pura aristocracia e o mantém as custas do lado bon-vivant dos seus moradores ou de quem ousa conhecê-la. Com o turismo em alta a cidade se especializou na arte do bem cuidar. Os spas, belíssimos exemplos da arquitetura neorrenascentista recebem milhares de sortudos todos os anos com tratamentos que vão desde imersão em banho romano-irlandês a saunas secas para os corajosos naturalistas. Mark Twain a respeito das águas termais da cidade disse: “ depois de dez minutos você esquece o tempo; depois de vinte minutos, esquece o mundo” e é por aí mesmo.

Outro destaque é o Lichtentaller alle (2,3km), o parque que corta a cidade de Goetheplatz a Kloster Lichtenthal onde, na primavera, os caminhos se enchem de magnólias e árvores floridas; em uma caminhada sem rumo poderá descobrir mais do que qualquer roteiro de viagem, mas se não gosta de perder tempo aí vai um mini roteiro com as principais atrações. 

+ Vai viajar pela Alemanha? Que tal dicas de Heidelberg?

Logo no início do parque a arquitetura neobarroca do Teatro Baden Baden impressiona.  Paralelo ao parque está o Cassino da cidade; ali, entre jardins impecáveis e uma alameda de castanheiras estão boutiques, cafés com cardápios requintados e um espaço para apresentações. Ao sul, o roseiral Gönneranlage exibe 400 variedades da espécie.

Continuando pelo Lichtentaller, fica a Igreja Russa no estilo bizantino de 1882 e o Monastério de 1245, o Kloster Lichtenthal. Se gosta de arte, o Frieder Burda Museum exibe os expoentes da arte moderna e contemporânea como Picasso, Pollack e William Copley. Na Lichtentaler Strasse você encontrará ótimas opções para degustar um Chocolate Milch mit Apfelstrudel além de encontrar lojas que oferecem uma boa variedade de brinquedos pedagógicos e souvenirs de viagem.

E se perambular atento notará a quantidade de fontes espalhadas pelas ruas da cidade. A promessa de ficar 10 anos mais jovem é o mote da cidade – a Fettquelle, fica na escadaria próximo ao Römerplatz, porém, a mais famosa, a Trinkhalle, é o elixir da juventude da cidade e embora uma placa sinalize que a água não é potável ninguém parece se incomodar.

baden-baden
Trinkhalle – um dos marcos da cidade termal de Baden-Baden.

Fora do Lichtentaller alle o capricho palpável faz com que Baden Baden seja considerada, e com razão, uma das cidades mais bonitas da Floresta Negra. As trilhas que serpenteiam em meio a jardins coloridos e um cenário de tirar o fôlego levam ao Altes Schloss. Se está com tempo, os mirantes espalhados pela cidade valem a pena. Outras atrações das redondezas são as belas vistas do vale do Reno, as cachoeiras Geroldsauer e as ruínas do Castelo Yburg. 

Entre os muitos caminhos floridos em Baden-Baden 

Baden Baden é conhecida por suas trilhas em cenários de tirar o fôlego…

A Panoramaweg, com vistas do alto da cidade é um mimo para a saúde física e mental. As vinhas do Neues Schloss garantem um panorama da Floresta Negra e além dela. Os bosques de laranjeiras e as ruínas dos banhos romanos fazem do Florentinerberg um recanto silencioso. E finalmente, o Paradies em Anneberg, com vista privilegiada para a Altstatd entre fontes e cachoeiras.


Veja mais no Off to Travel: