Toledo tem vocação para ser um museu a céu aberto e o faz bem, muito bem. Pegue seu melhor par de sapatos e desbrave a cidade medieval. A diversidade de culturas e civilizações de outrora oferece uma intrigante combinação de igrejas, sinagogas e mesquitas.
Descubra Toledo.
Tudo o que precisa para conhecer a cidade é disposição e fôlego para explorar as ladeiras estreitas e os labirintos intermináveis. Toledo se conhece andando. Margeada pelo Rio Tejo, a cidade do tom ocre exibe uma das vistas mais bonitas da cidade a partir do Mirador Del Valle, do outro lado do rio Tejo.
Conhecida como a cidade das três culturas, já teve no passado muçulmanos, judeus e cristãos vivendo lado a lado. Toda essa miscelânea de culturas trouxe á cidade um riquíssimo acervo histórico, pois aqui culturas nasceram, cresceram, caíram e deixaram sua marca indelével com sinagogas, museus, mesquitas antigas e uma das catedrais mais belas e imponentes de toda a Espanha.
E para desbravar o que a cidade tem de melhor um ótimo ponto de partida é a Plaza Ayutamiento onde ficam o posto de turismo e a Catedral Primada. Se está hospedado próximo a Puerta de Bisagra, a entrada principal da cidade, ou Puerta del Sol, outro ponto possível é a Plaza Zocodovar, com ótimos cafés abrindo suas portas logo pela manhã.
Toledo possui atrações para um dia inteiro de caminhada. Se está em agosto na cidade a boa pedida é fechar o dia com chave de ouro visitando o Mercado Medieval, uma feira que acontece todos os anos em frente a Puerta de Bisagra. A amplitude da experiência gastronômica que espera você é de dar água na boca. Há paelleras tamanhos plus size sendo preparadas por chefs habilidosos, tapas, jamon e azeite em abundância. E há também um mix de morcilhas e linguiças acompanhadas de cerveja artesanal e muitas barraquinhas enfeitadas com doces e o famoso queijo espanhol, o Manchego. Por isso, considere o mercado como uma atração de peso para terminar o seu roteiro pela cidade.
Vai viajar pela Espanha? Que tal dicas de Salamanca?
Gifts de viagem / Toledo
Além dos monumentos históricos a cidade é famosa também pelos confeitos a base de amêndoas, sendo considerada a cidade do Marzipã. A marca Santo Tomé é muito respeitada na cidade e pode ser encontrada em diversos pontos, inclusive na Plaza Zocodovar. Outros dois gifts de viagem bastante tradicionais são o Damasquino e as Espadas Medievais. O primeiro é qualquer objeto decorado com damasquinado, um fino adorno de ouro que faz parte da tradição artística árabe; já o segundo faz parte da antiga fama de Toledo na fabricação de espadas e é possível vê-las a venda em todos os lugares. O cuidado é apenas na hora da alfândega, não carregando a espada na sua bagagem de mão.
O famoso Marzipã de Toledo, as espadas e a arte do damasquino. Off to Travel ©
11 Atrações em Toledo / o que não pode faltar no seu roteiro
Toledo é uma das cidades mais visitadas da Espanha. Muito se deve a sua riqueza histórica e arquitetônica, mas também pela proximidade da capital, Madri. O trem de alta velocidade sai do Paseo de la Rosas em Toledo e chega em Madri a cada hora diariamente.
As passagens podem ser adquiridas diretamente no site: renfe.com/viajeros/
Há muito para ver em Toledo, mas algumas experiências são obrigatórias na sua passagem pela cidade.
Anote aí as atrações imperdíveis.
1) Catedral Primada de Toledo
É um monumento suntuoso dedicado ao poder da Espanha católica e que carrega forte herança do patrimônio histórico mundial. Agente da cultura ocidental europeia a catedral começou a ser construída em 1226, estilo gótico com forte influência francesa. Não perca de vista a Capillar Mayor, uma obra de arte excêntrica datada de 1428 e a obra prima maior, o retablo de estilo gótico flamengo que representa a cenas da vida de Jesus Cristo e da Virgem Maria. Outros destaques são a Sacristia, com quadros de El Greco, a Capilla dourada Mayor, o Coro e a Capilla Mozárabe. Conserva também obras de Goya, Rubens, Ticiano entre outros.
2) Sinagoga del Transito
Construída em 1355 essa belíssima sinagoga recebeu permissão para ser construída por Pedro I em uma época em que sinagogas não podiam ser levantadas. O antigo bairro judeu de Toledo já foi morada de 11 sinagogas, mas tragicamente, em 1492, houve uma expulsão em massa dos judeus da cidade. Outra Sinagoga importante é a de Santa Maria La Blanca, bem mais modesta que a primeira caracterizada por arcada e arquitetura Almohad.
3) Mesquita Cristo Luz
O edifício milenar único sobreviveu ao tempo e hoje é um dos exemplares da arquitetura Al-Andalus. Construída no século 10, possui afrescos religiosos e por pouco não se tornou uma igreja cristã. Um dos monumentos mais importantes da arquitetura da Espanha.
4) Alcázar
É um edifício fortificado sobre as rochas localizado na parte mais alta da cidade. No prédio antigo existe uma exposição permanente sobre a história do Alcázar e da Monarquia Hispânica. A entrada principal é feita pelo prédio novo, o Museu do Exército e conta com café, restaurante, jardim e banheiros.
5) Monasterio de San Juan de Los Reyes
Próximo a Juderia e a Catedral Primada, o Monastério de San Juan de Los Reyes foi um convento franciscano fundado em 1476. O claustro do século XVI é considerado um dos melhores exemplos da arquitetura gótica na Espanha. O pátio interno abriga um tranquilo jardim e o ambiente sereno inspira reflexão. O monastério é aberto ao público durante o ano todo.
6) Ponte de Alcántara
Perto do Hospital de Santa Cruz, a Ponte de Alcántara atravessa o desfiladeiro do rio Tejo. A antiga ponte de estrutura romana foi completamente reconstruída pelos mouros em 866. A ponte atual data dos séculos XIII e XVI. Da ponte, os viajantes desfrutam da bela vista do Alcázar e da cidade.
7) Mirador del Valle
Para uma vista incrível da cidade de Toledo, o Mirador del Valle é o melhor lugar. Para acessar pegue a Avenida de La Cava até o outro lado do rio Tejo ou pegue o ônibus linha 71 até a parada Ermita, local do Mirante Del Valle. Para mais informações sobre tarifas e horários acesse: unauto.es/lineas/
8) Castelo de San Servando
Em frente à ponte de Alcántara, acima da margem esquerda do rio, encontra-se o Castelo de San Servando. Com construção iniciada no século XI, foi encomendado por Afonso VI para que ali abrigasse um mosteiro; mais tarde, serviu também para fins militares devido a sua estratégica localização. É permitido visitação apenas no exterior e jardins do castelo.
9) Museu El Greco
O famoso pintor, Doménikos Theotokópoulos nasceu em 1541 em Creta, na Grécia, e em 1577 veio para a Espanha, onde ele era chamado de El Greco (“O grego”). A Casa El Greco fica no bairro judeu perto da sinagoga El Trânsito e é onde viveu El Greco. Ao lado de sua casa fica o Museu El Greco contendo três salas e mais de 20 obras do artista, como a Vista de Toledo, Cristo com os Apóstolos e San Bernardino, entre outras. É possível conhecer obras de outros pintores espanhóis, incluindo Zurbarán e Miranda. Obras de El Greco são encontradas também no Monastério de Santo Domingos El Antiguo e na Igreja de Santo Tomé.
10) Igreja de Santiago del Arrabal
Construída de tijolo e alvenaria, esta igreja é um dos marcos de Mudéjar mais impressionantes de Toledo. A Igreja do século 13 está fora do distrito, perto das muralhas da cidade. Para chegar até ela é preciso passar a Puerto del Sol pela Calle Real del Arrabal. Infelizmente a igreja não está aberta ao público, mas o viajante pode visitar o exterior do edifício.
11) Puerta de Bisagra
A única parte restante das muralhas mouriscas da cidade é a Puerta Vieja de Bisagra, um portão de entrada do século IX. Típico da arquitetura muçulmana, o portão possui arcos de ferradura; um arco central é a entrada, e dois arcos de ponta cega são para decoração. Este monumento é também conhecido como a Puerta Vieja de Afonso VI, porque o rei fez sua entrada para Toledo em 1085 através deste portão.
Há muitas agências especializadas em tour guiado pela cidade. Os roteiros são diversos, de Lendas e Templários, passando por Toledo infantil a rotas noturnas e subterrâneas.
A Toledo Guiado e Cuentame Toledo são duas delas.