. . .

Situada no planalto calcário de Méjean, esta caverna, que na verdade trata-se mais de um abismo, demonstra ao visitante todo o esplendor que o mundo subterrâneo pode oferecer.

Aven Armand foi descoberta em 17 de setembro de 1.897, por Louis Armand, ela é formada basicamente por único e imenso salão, com uma altura superior a 100 metros, dentro da qual caberia facilmente a Catedral de Notre Dame, de Paris. Esta incrível criação da natureza abriga uma floresta única composta por mais de 400 estalagmites, entre as quais a maior até hoje encontrada no mundo, com mais de 30 metros de altura.

Toda esta beleza é acessada por meio de um funicular, o qual desce por um túnel escavado na rocha até o início do grande salão.

A partir deste ponto, tem início um caminho que o levará por meio destas incríveis formações, várias das quais possuem nomes baseados nas semelhanças encontradas com objetos, animais e a mitologia do mundo superior, como a Palmeira, o Peru, os Ladrilhos, a Medusa, a Couve-flor e a Mandíbula do Tigre.

Não obstante à beleza das formações, a iluminação colorida, as projeções e toda a mística baseada no clássico “Viagem ao Centro da Terra”, escrita pelo francês Júlio Verne em 1.864 dão um toque ainda mais espetacular à atração, fazendo com que o visitante se sinta praticamente dentro das páginas do livro!

Entrada do centro de visitação de Aven Armand. Photo: Off to Travel 

Não deixe de conhecer o poço descobridor da caverna, por onde a equipe do descobridor Louis Armand desceu com o uso de cordas pela primeira vez em 1.897. Este poço, que não é nada além de uma pequena depressão no terreno, tem em seu fundo uma tampa para evitar que qualquer turista um pouco mais imprudente acabe despencando em seu interior.

Vai viajar pela França? Que tal dicas de Carcassone?

É importante destacar que todo o passeio é acompanhado por um guia local, e os jogos de luzes o acompanharão exatamente por um roteiro pré-determinado, ou seja, se ficar para trás, poderá ficar no escuro!

Outro ponto importante é que o ambiente interno da caverna é totalmente isolado do mundo externo, ou seja, por mais quente que esteja do lado externo, a temperatura interna será um tanto mais gelada, em torno de 12 graus e umidade a 90%, sendo recomendado o uso de uma blusa leve para os mais friorentos.

E, já que está pela região, aproveite também para conhecer outras atrações desta linda parte do país, como os Gorges du Tarn, lindo cânion formado pelo rio de mesmo nome, e La Grotte de Dargilan, outra bonita caverna próxima a Meyrueis.

Visão em corte da caverna. Photo: Aven Armand Oficial 

Rota / Como chegar em Aven Armand?  

Para chegar a este ponto do país, a viagem deverá ser realizada de carro, pois não existem linhas de trem que servem a esta região 9ª estação mais próxima fica em Millau).

O melhor caminho para chegar à caverna é utilizar a rodovia D986 à partir de Meyrueis, sendo esta uma boa cidade para utilizar como base em seus passeios por esta região calcárea. Outras opção são a D16 à partir de Florac ou a mesma D986, porém desta vez partindo de Sainte-Enimie.

Informações úteis / Você pode precisar! 

O complexo Aven Armand abre todos os dias das 10:00 horas às 18:00 horas de 26 de Março a 4 de Novembro. O passeio tem duração de 45 minutos e os ingressos são adquiridos no local. 

Contato

AVEN ARMAND

48150 Hures la Parade – France

Tel. : +33 (0)4 66 45 61 31

Fax : +33 (0)4 66 45 67 38

E-mail : contact@aven-armand.com