Seja de fé ou não o roteiro eclesiástico representa um convite para conhecer lugares de muita história e de conjuntos arquitetônicos de beleza inegável. Há igrejas espalhadas por todo o território brasileiro que contam, cada uma à sua maneira, valores religiosos e narrativas de resistência, coragem e muita fé. Lugar onde a cultura de época encontrou morada e liberta a sua voz em meio a adornos de ouro, mobiliários barrocos ou arquiteturas modernas.
Há igrejas repletas de ouro e histórias, mas há também sonhos idealizados como a cônica catedral de Maringá e com lugar cativo na lista das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.
Leia também: Únicos e Incomuns: #10 Hotéis que extrapolaram na criatividade
1.Igreja do Carmo, Olinda – Pernambuco
De fachada colonial renascentista a Igreja foi construída em 1580 como Capela de Santo Antônio e São Gonçalo, passou a ser Convento do Carmo a partir de 1588, tornando-se a primeira igreja da ordem Carmelita do Brasil.
2. Catedral de Pedra, Canela – Rio Grande do Sul
De estilo gótico inglês, a Catedral de Pedra iniciou sua construção no ano de 1953 e foi inaugurada em 1987. Em suas paredes há telas pintadas pelo artista gaúcho Marciano Schmitz e quadros da Via-Sacra de Pablo Orono Herrera. Foi candidata em 2010 ao título das Sete Maravilhas do Brasil.
3. Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, Maringá – Paraná
Inspirada no “spoutinikki” que significa peregrino que se afasta do mundo para ficar mais perto de Deus, a cônica Catedral foi idealizada por Dom Jaime Luiz Coelho e projetada pelo arquiteto José Augusto Bellucci em 1959.
4. Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, Brasília – Distrito Federal
A Catedral de Brasília foi o primeiro monumento a ser construído em Brasília. Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer teve sua pedra fundamental lançada em 1958 e inaugurada em 1970.
5. Igreja Matriz, Tiradentes – Minas Gerais
Um dos mais ricos exemplares do barroco brasileiro tem em sua fachada e portas esculturas atribuídas a Aleijadinho que datam de 1810. No alto, o órgão português de 1788 tem oito fileiras de tubos e belas pinturas em estilo rococó.
6. Igreja de São Francisco de Assis, Salvador – Bahia
A Igreja e Convento foram classificados como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo e tombados pelo IPHAN. Com azulejos portugueses do século 18 reproduzem o nascimento de São Francisco e estão adornados por peças de madeira moldadas com ouro em pó e com símbolos do barroco brasileiro.
7. Catedral São Pedro de Alcântara, Petrópolis – Rio de Janeiro
É dedicada a São Pedro de Alcântara, padroeiro da cidade, do Brasil, e da Monarquia Brasileira. Sua maior atração é o Mausoléu Imperial: sobre as lápides de Dom Pedro II, Dona Teresa Cristina, Conde d’Eu e Princesa Isabel sendo representados em esculturas em tamanho natural.
8. Capela de São Benedito – Igrejinha dos Carneiros, Carneiros – Pernambuco
A Capela de São Benedito, construída no século XVIII dedicada a São Benedito foi erguida nas areias da praia, de frente pro mar, no município de Tamandaré pelo Visconde de Rio Formoso, proprietário de grande parte das terras da região.
9. Catedral Metropolitana de São Paulo, São Paulo
Com capacidade para 8 mil pessoas, a Catedral da Sé é repleta de obras de arte sacra e magníficos vitrais. Abriga escadas e colunas de granito e pisos de mármore. A Igreja tem, ainda, o maior órgão da América do Sul, com cinco teclados e 12 mil tubos.
10. Igreja Rio dos Banhados, União da Vitória – Paraná
A igreja em madeira foi construída pelo mestre de obras Tito Tsembalhuk. Foi concluída no final de 1958 e consagrada pelo Padre Mariano Strujak. No final de 1959 foi escolhida Santa Anna como padroeira da igreja. Em seu interior, paineis pintados a mão guardam simbologias bíblicas em estilo ortodoxo.
11. Igreja de São Francisco de Assis, Ouro Preto – Minas Gerais
A igreja de São Francisco de Assis é um dos mais belos exemplares da arquitetura sacra do período barroco mineiro e muito representativo da arte colonial. Ela contou com a genialidade do mestre Aleijadinho em sua concepção arquitetônica.
12. Capela de São João, Gália – SP
Abandonada, a Fazenda de Gália-SP é uma propriedade que pertenceu aos ingleses no século passado. Na propriedade, a igreja católica foi uma das primeiras construções, erigida por volta de 1930.
13. Mosteiro São Bento, Olinda – Pernambuco
Uma das igrejas mais ricas de Olinda, o mosteiro e igreja de São Bento é barroca do chão ao teto. As paredes tem sua cobertura feita a ouro e cedro talhado, as colunas são de arenito e a sua sacristia é magnífica. O altar de 14 metros de altura é folheada a ouro e já foi exposta no Museu Guggenheim de Nova Iorque.
Veja mais no Off to Travel: