. . .


Campeão nas listas dos mais vendidos do The New York Times.


Åsne Seierstad viveu por três meses com uma família afegã em 2002, logo após a queda do regime talibã. A jornalista norueguesa construiu uma narrativa pouco conhecida pelo resto do mundo. Ficou hospedada na casa de Sultan Khan, um livreiro de Cabul que no regime comunista foi preso e torturado e teve parte da sua livraria invadida onde viu seus livros serem queimados.

A família do livreiro – duas mulheres, cinco filhos e parentes, viviam em uma casa com quatro cômodos em uma cidade que se recuperava da guerra. Os integrantes da família se acostumaram com a presença de Åsne sob o uso da burca. Dessa forma ela pôde observar a rotina do mundo afegão, como a exploração sexual de jovens viúvas; da adúltera que foi morta sufocada por um travesseiro pelos irmãos sob as ordens da mãe; o filho adolescente do livreiro obrigado a trabalhar 12 horas por dia sem direito a estudar. Essas e outras histórias são narradas por Åsne de forma comovente, refletindo as contradições do Afeganistão. A autora apresenta sobretudo a rotina, a pobreza e as limitações impostas às mulheres e aos jovens do país. 

O livreiro de Cabul foi considerado pela crítica um dos melhores livros de reportagem sobre a vida afegã depois da queda do Talibã.

O protagonista da história, Sultan Khan, um apaixonado por livros, mesmo sendo letrado, se mostrou tirano na orientação familiar e nos negócios. Contudo, mesmo após a publicação do livro, Khan foi até a Noruega com o propósito de pedir reparação judicial, não aceitando os relatos contados no livro.

* O livro O livreiro de Cabul pode ser adquirido com até 40%. Utilize o código LIVRARIA 10 e ganhe mais 10%.

Saraiva

Mais Travel Inspired Books?

Veja mais no Off to Travel:

4 thoughts on “O livreiro de Cabul: o premiado relato sobre a vida afegã”

  1. I’ve been exploring for a little for any high-quality articles or blog posts on this sort of area . Exploring in Yahoo I at last stumbled upon this web site. Reading this info So i am happy to convey that I have an incredibly good uncanny feeling I discovered just what I needed. I most certainly will make certain to don’t forget this web site and give it a glance regularly.

  2. Hello, Neat post. There’s a problem together with your web site in web explorer, could test thisK IE nonetheless is the marketplace leader and a big element of folks will omit your magnificent writing due to this problem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *