. . .

Triberg é uma dessas cidadezinhas com pouco mais de 5.000 habitantes que carrega títulos de cidade grande tão importantes para a região quanto para o país.

O cenário bucólico onde vilarejos tão peculiares se unem às coníferas da Floresta Negra agrega um produto tão intimamente ligado à sua paisagem que é difícil desvinculá-lo da cidade – O relógio Cuco. Ainda na estrada de acesso à cidade é possível avistar ônibus de turismo apinhados aos montes na Eble Uhren Park, uma loja bastante simpática com o maior relógio Cuco do mundo, bugigangas de viagem e centenas de relógios de madeira adornados em diferentes temas e tamanhos. Já em Triberg, a rua Hauptstraße, a principal da cidade, tem várias lojas com o souvenir típico, mas a Haus der 1000 Uhren ganha pontos pela variedade e qualidade, enquanto a Oli’s Schnitzstube tem ótimos presentes em entalhe.

triberg
Relógio Cuco gigante na
Eble Uhren Park. Photo: Offtotravel

+ Vai viajar pela Alemanha? Que tal dicas da Floresta Negra?

Muito além desse mundo de encaixes e precisão Triberg se revela excelente anfitriã no quesito natureza e boa comida, junte tudo isso e terá um ótimo passeio e uma torta típica da região para degustar ao final do tour. Os encantos da natureza ficam por conta do Deutschland Wasserfälle, a maior cachoeira do país em meio a um verde de beleza exagerada em um trajeto ascendente que testa a sua habilidade física em doses homeopáticas.

triberg

Deutschland Wasserfälle, a maior cachoeira da Alemanha.

O parque possui trilhas e encontros perfeitos com a natureza; ótimo passeio em família, principalmente quem tem filhos pequenos onde a energia e as habilidades poderão ser testados em uma tarde de arvorismo. Depois desça a avenida principal e experimente a receita de 1915, a autêntica (e alcoólica) Torta Floresta Negra de Claus Schäffer, detentor da receita que é patrimônio nacional. 

triberg
Photo: Bigstock

Entre chantilis, cerejas e kirsch

A receita original de Joseph Keller, 1915…

triberg

Chegou até Carlos Schäfer, dono da Confeitaria Schäfer como uma dádiva dos céus; mal sabia ele o sucesso que a receita se tornaria. A estrela mor das Kuchen é o carro chefe da cidade e da região da Floresta Negra. No balcão, a obra prima é regada a doses generosas de Kirsch (licor de cereja), chantili, chocolate em pó e cerejas. 

Veja mais no Off to Travel: