. . .

Ok, que a boemia pulsa forte no sangue carioca isso todo mundo já sabe, e se perambular pelos bairros da capital certamente encontrará uma roda de samba ou um boteco lotado de gente no chope de cada dia


Boemia Carioca Mas alguns bairros se destacam quando o assunto é efervescência. Lapa e Santa Teresa, dois bairros vizinhos cuja história, cultura e clichês se manifestam de forma acentuada. O primeiro foi morada de Carmem Miranda, Manuel Bandeira e Machado de Assis. O símbolo do bairro, o aqueduto carioca, conhecido como Arcos da Lapa foi construído em 1723 e é pra lá dos arcos que reina a democracia. Do jazz ao samba, os bares e restaurantes lotados até as calçadas estão lado a lado coexistindo de forma pacifica. E por ali a festa é tanta que nem sentirá que mudou de ambiente quando sair de uma casa para outra; o tumulto continua pelas ruas do bairro. 

+ Vai viajar pelo Rio de Janeiro? Que tal dicas de Ipanema?

Já Santa Teresa é o bairro dos artistas e da boa cozinha. Sim, o lado boêmio está lá e se apresenta no pastel de feijão no Bar do Mineiro localizado no Largo dos Guimarães e nos tantos botecos no Largo Neves. Um pouco mais afastado sai a comidinha de boteco e entra a culinária alemã com Kartoffelsalat de primeira no Mike’s Haus Bar.

O peixe e a culinária indígena fica por conta do Espírito Santa e do deck com a vista do bairro. Aliás, a vista privilegiada que se tem do alto das ladeiras e do Largo do Curvelo deu entrada para hotéis boutiques e albergues; os gringos adoram. E se quer tirar ótimas fotos do Centro, Arcos da Lapa, Aeroporto Santos Dumont e Urca o Parque das Ruínas, localizado na Rua Murtinho Nobre, 169 é o lugar.

A estrutura do antigo palacete se funde entre ferro e vidro; no mesmo endereço morou Laurinda Santos Lobo, sobrinha herdeira de Joaquim Murtinho Nobre, Ministro da Fazenda do Governo Campos Sales. Figurinha carimbada na elite artística do bairro, Laurinda foi a precursora dos inúmeros saraus que promoveu frequentados por Tarsila do Amaral e Villa Lobos.

O Circo da Lapa

O lendário Circo Voador, um projeto de arte e música …

boemia carioca

De Evandro Mesquita e Perfeito Fortuna mantêm suas lonas fixas na Rua dos Arcos e muitas apresentações legais. Tive a sorte de conhecê-lo na sua melhor forma, a gravação do DVD do grupo mais carioca impossível Farofa Carioca, com palinha de Seu Jorge e Elza Soares. Um show clichê, eu sei, mas alguns clichês têm muito de verdade e esse foi um dos melhores que o bairro me apresentou.