. . .

Quando os idealizadores do itinerário se reuniram na década de 50 na cidade de Augsburg pouco podiam imaginar no fenômeno que ele se tornaria. A intenção deles? Colocar a nova, alegre e positiva Alemanha no circuito turístico. E deu certo!


Rota Romântica Com cenário de tirar o fôlego e de encantar qualquer marmanjo a rota é sucesso garantido e um dos circuitos mais populares entre os turistas atraindo mais de 2 milhões de pessoas todos os anos. 

Queridinha dos casais apaixonados, famílias e dos japoneses. Isso mesmo, a rota é tão popular entre eles que rendeu cardápios, placas e sinalizações no idioma nipônico. 

De Wurzburg a Füssen, o roteiro permite gostos e desgostos, sem perder a essência. Se tem mais tempo para percorre-la, vá em frente, desligue o GPS, ligue o modo “to curtindo” e explore cada centímetro do roteiro. Mas se está de passagem ou com tempo apertado não se preocupe, é possível enxugar o roteiro e conhecer os destaques da rota de forma mais objetiva sem perder o encanto. 

+ Vai viajar pela Alemanha? Que dicas do Castelo Neuschwanstein?

Destaques da Rota Romântica 

Nos 310 Km algumas cidades se destacam pela história, outras pela beleza que ostentam. Pelo caminho, casinhas enxaimel, campos floridos e vilarejos tranquilos pipocam pelo trajeto sinuoso mantendo, muitas vezes, mais do mesmo; o que por essas bandas entende-se por paisagens bucólicas e visual incrível. Em Landsberg am Lech a tranquilidade toma conta da cidade a beira do Rio Lech que é muitas vezes esquecida pelos turistas, mas que concentra boa dose de charme e história; foi aqui que em 1924 Hitler foi preso e escreveu Mein Kampf, o livro que teve mais de 20 milhões de cópias vendidas. Seguindo, o cartão postal da rota, Rothenburg ob der Tauber parece ter parado no tempo onde casinhas simpáticas, fontes e muralhas fazem dela a mais medieval das cidades da rota. Faça a ronda com o guarda noturno; caminhe pelas silenciosas ruas longe da Alstatd com fontes escondidas e casas floridas até chegar a muralha que protege a cidade. Em Würzburg, visite o mais belo castelo da Alemanha, o Residenz e fotografe a incrível vista da fortaleza da cidade a Festung Marienberg. Se quer conhecer a inspiração de Walt Disney – Neuschwanstein e o Hohenschwangau farão as honras na cidade de Schwangau onde lagos idílicos e um dos cenários mais bonitos da Baviera te acompanharão por todo o trajeto.  Finalmente Füssen, a mais florida e popular entre as cidades da rota. Localizada em uma região de montanhas nevadas, lagos turquesas e castelos, não faltarão motivos para os clichês germânicos surgirem aos montes. 

Imagine flores da canola enfeitando campos a perder de vista. De repente, casinhas tiradas de um livro de contos de fadas, tão meticulosamente adornadas, começam a aparecer a cada km rodado. Sim, você está em uma rota que é um encanto e romântica também. 


Photo: Offtotravel / Bigstock

A Rota no GPS 

O site oficial da Rota Romântica, o Romantischestrasse.de trás o roteiro completo incluindo uma versão para download e aplicação direta no GPS. Para aqueles que não possuem GPS o site disponibiliza versões em PDF e Google Earth. Além do roteiro, informações como hospedagem, gastronomia e o descritivo em português de cada cidade você também encontrará no site. 

A Rota de Ônibus

Para quem não quiser ou puder se aventurar de carro pelas estradas da Alemanha, a Rota Romântica possui saídas diárias de ônibus que fazem o roteiro completo, partindo de Frankfurt ou Füssen, sendo possível ainda embarcar/desembarcar em qualquer cidade no meio do caminho. Mais informações no site da Rota, incluindo tarifas e horários em cada cidade http://www.romantischestrasse.de/index.php?id=206&L=10, arquivo “autocarro”.

Acesse

Mapa Download 

Informações de cada cidade


Veja mais no Off to Travel: