. . .

Ah, Lucerna. A pequena-grande cidade oferece muito mais que a Kapellbrück e o Monumento do Leão. Perca-se nas ruelas medievais da cidade velha e encontre uma surpresa a cada passo.


Se estiver hospedado na região de Unterlachen Tribschen provavelmente achará Lucerna monótona e fria. Em um tour 360° o que se vê são cabos de trens e uma mistura arquitetônica entre art nouveau de Karl Moser e prédios habitacionais quadrados e sem graça. Mas Lucerna é muito mais do que isso. A altstadt da cidade é repleta de monumentos e pontes floridas. A Kapellbrücke, ponte de 1365, é a atração turística onde os diferentes idiomas se encontram. Por ali, centenas de turistas passam todos os dias – admiram a bela paisagem, fotografam, tiram selfies, compram souvenirs nas pequenas lojas e seguem para o outro lado do rio Reuss.

Perto dali, na Matthias-Luchsinger-Platz a charmosa Creperie dá as boas vindas tendo como fundo o lago Lucern e a montanha Brienzer Rothorn, com seu pico nevado em pleno verão. Os restaurantes, com terraços requintados em frente ao lago mantém preços baixos das vielas mais escondidas do centro histórico, vale a pena olhar o cardápio do lado de fora. Contudo, se quer dar um tom mais medieval a sua refeição, os restaurantes localizados no coração da Altstatd estão um ao lado do outro com cardápios recheados de iguarias típicas do país ou da comida internacional. Experimente o legítimo fondue suíço, as tábuas de queijos, Raclet e Rösti e já terá uma boa noção da culinária Suíça. 

Quer conhecer mais do cotidiano local? Caminhar pelas ruelas da cidade de forma despretensiosa trará mais benefícios do que qualquer roteiro de viagem poderia recomendar. Num raio de 1,0 km estão as principais atrações da cidade, mas longe dos holofotes turísticos há sempre uma surpresa. Ora pelos sotaques portugueses que te atendem aqui e acolá, ora na encantadora arquitetura estilo Appenzell com pinturas de fábulas locais, praças e jardins com fontes decoradas em becos escondidos.

Monte Pilatus 

E Lucerna é uma das principais cidades para quem quer conhecer o Monte Pilatus. Para chegar ao cume existem duas opções: de bondinho ou de trem. De bondinho, o primeiro passo é pegar um ônibus do centro de Lucerna até Kriens, descendo no ponto Linde-Pilatus (a linha 1, Obernau-Dorf faz este caminho). Siga então a pé por mais uns 600 metros até o Pilatus-Bahnen AG; de lá, é só embarcar em um bonde e seguir até o topo do monte! Se você é daqueles que fica desconfiado com a ideia de ficar dependurado em cabos de aço a uma enorme altitude, poderá optar por fazer a viagem de trem. Neste caso, pegue o trem Lucerna-Giswil na estação central de Lucerna e desça na estação de Alpnachstad; nesta pegue o trem com destino ao Pilatus Kulm, que sobe até o alto do monte.

Lucerna

Mini roteiro pela Altstadt

Lucerna é pequena e encantadora…

Lucerna

O centro histórico é um convite para se perder pelas ruas e desbravar a cidade por conta própria. A mais famosa atração da cidade, a Kappelbrück, une os dois lados do rio Reuss; enquanto atravessa, fique um tempo por ali, aproveite para fotografar a essência da cidade na sua melhor forma. Caminhando por entre as árvores na Matthias-Luchsinger-Platz, às margens do lago Lucerna, terá a bela vista das montanhas com picos nevados e o burburinho de gente do mundo todo. O Monumento do Leão, uma obra caprichosa que impressiona pelo seu tamanho e riqueza de detalhes, está um pouco mais afastada do centro histórico, mas certamente valerá a visita. Do outro lado do rio, a queridinha das igrejas, a Jesuitenkirch, é um belo exemplar barroco que ao pôr-do-sol confere um toque romântico ao fim de tarde.  


Veja mais no Off to Travel: