. . .

A terra de cultura escancarada e uma das mais ativas e marcantes do país, é reconhecida através dos sotaques, das manias, das cores e na arte de ser. Um traço marcante de sua gente revelado através de grandes nomes na música, nas artes, na literatura e tantas outras manifestações onde a capital, que é antro de artistas respeitados no Brasil e no mundo afora possa se mostrar.


Recife, lugar de maracatus e frevos, mas também um caldeirão de sons e batidas de todos os gêneros musicais – do xote ao mangue beat até o Leão do Norte de Lenine, todos com letras encharcadas sobre o cotidiano de sua gente. Aqui é assim, quem é daqui tem orgulho de ser.

E para conhecer o cotidiano de um fim de semana na terra onde o sol é quente 365 dias por ano, a cidade tem excelentes oportunidades para o viajante fazer parte do cenário cultural, principalmente se está na cidade na época de pré-carnaval e quer experimentar esse lado da cidade com uma experiência mais tranquila. 

No Marco Zero, importante ponto turístico da cidade e must have no seu roteiro, ensaios de maracatus, frevos, marchinhas e danças folclóricas acontecem durante a pré temporada até o anoitecer. Grupos tradicionais de regiões rurais também participam dos ensaios, mas se pretende ir a fundo na cultura colorida e vibrante do Maracatu aconselho ir até a região de Araçoiaba e Tracunhaém, onde a dança folclórica é exibida na raiz. É a cultura pernambucana na sua melhor forma. Imperdível. 

Photo: Isabelle Werschoor

+ Vai viajar por Pernambuco? Que dicas de Olinda?

Além do carnaval de Recife

Uma Recife que se manifesta nos detalhes. Visite os mercados da cidade. No bairro da Encruzilhada tem o premiado bolinho de bacalhau no Bar do Bragantino e muitos esteriótipos nordestinos perambulando por ali. Na Rua da Moeda (pertinho do Marco Zero), importante reduto alternativo no Recife Antigo e morada permanente da estatua do músico Chico Science. Conheça a arte de Francisco Brennand localizada na entrada de cada prédio, seja ele residencial ou não, e também no horizonte, quando nas tardes contemplativas no Cais das Cinco Pontas ele se mostrar soberano no Parque das Esculturas do outro lado do Rio Capibaribe. 

Experiências imperdíveis em Recife

  1. Conhecer o interativo Museu do Sertão, com sessão dedicada ao mestre do xote e forró Luiz Gonzaga
  2. Garanta o chopp de fim de tarde no Cais, fique por lá e engate na noite animada do Marco Zero, com bares, feirinha de rua e os batuques do Maracatu. 
  3. Tire foto com os bonecos de Olinda na Embaixada dos Bonecos na Rua do Bom Jesus. ​
  4. Viaje pelas águas do Capibaribe e fotografe a cidade por outro ângulo. Faça no fim de tarde, o pôr do sol deixa tudo mais bonito. 

Grande exportador da cultura nordestina a capital do frevo e do maracatu, tem macaxeira no café da manhã e bolo de rolo pra espantar a fome. Conheça as belezas do Rio Capibaribe, as piscinas naturais de Boa Viagem, a arte de Francisco Brennand e o grande hit dos finais de semana, o Marco Zero. 


Fotos: Offtotravel / Bigstock

5. Experimente as iguarias da terra como a Macaxeira no café da manhã, o Bolo de Rolo da tradicional Casa dos Frios, os caldinhos na praia de Boa Viagem, a comida típica do Paraxaxá com centenas de formas de preparar a carne seca, o doce Cartola e, até mesmo, a buchada de bode, comida pra cabra macho mesmo. 

6. Encare o Mercado São José como um turismo de cotidiano, esqueça as carnes penduradas sem refrigeração em plenos 35°, verá, com paciência e olhar sem preconceito, que ali é um campo vasto para excelentes fotografias. 

7. Visite a arte de Francisco Brennand na antiga olaria da família em São João da Várzea, os incríveis 3.000 metros quadrados do Museu abrigam monumentos, esculturas e obras em cerâmica do artista pernambucano. 

8. Explore o Instituto Ricardo Brennand com uma respeitável coleção no Museu de Armas Castelo São João, localizada dentro do Instituto, onde há mais de cinquenta anos Ricardo Brennand vem adquirindo obras de arte com peças provenientes da Ásia, Europa, América e África cobrindo um espaço de tempo entre os séculos XV e XXI. 

9. Vença o medo e faça o tour assombrado oferecido pela prefeitura no programa, Olha! Recife, o trajeto acontece a noite entre ruas escuras e casarões com histórias e lendas locais que deixarão qualquer um arrepiado. 

10. Passeie pela Orla de Boa Viagem e conheça o queijo coalho na brasa e os famosos caldinhos de feijão e camarão mesmo no calor recifense.  As piscinas naturais em frente aos hotéis Tulip Inn e Atlântico são locais seguros na maré baixa. Lembre-se, por esses mares habitam tubarões e casos fatais foram registrados recentemente. 

Se quiser comprar arte nordestina os melhores lugares são: 

 Centro de compras de artesanato de Pernambuco

 Presídio 

 Recife Antigo 

Booking.com

Marco zero, onde tudo começou

E começou com a ideia de Cícero Dias…

recife

Importante artista plástico pernambucano, que viu na sua obra “Eu vi o mundo e Ele começava no Recife” uma inspiração para o famoso cartão postal da cidade. Simbolizado pela Rosa dos ventos, é formado por pedras de quartzo e granito. Grande reduto de cultura e entretenimento os arredores do Marco Zero tem muito a oferecer – bares, restaurantes, museus e passeios pelo Rio Capibaribe são algumas das atrações que você pode encontrar por lá. 


Veja mais no Off to Travel: